Ajudar vacinar mais de 60 mil pessoas é o presente da Cassems nos 122 anos de Campo Grande
Neste dia 26 de agosto, Campo Grande, a capital de Mato Grosso do Sul completa 122 anos de sua fundação e a Caixa dos Servidores contribui com a saúde do município há 20 anos. Seja por meio das cinco unidades de atenção à saúde oferecidos aos beneficiários da Cidade Morena, ou pelo hospital de ponta erguido na capital, a Cassems cumpre um papel importante na assistência à saúde, não só dos seus beneficiários, mas de toda a população campo-grandense. No fim de março deste ano, a Caixa dos Servidores aderiu à força-tarefa de vacinação contra a Covid-19, da Secretaria Municipal de Saúde Pública (Sesau) e, no dia de aniversário de Campo Grande, o drive-thru de vacinação da Cassems atingiu a marca de 60 mil doses aplicadas, exercendo, mais uma vez, seu papel de um dos agentes de saúde mais importantes do Estado.
A primeira dose aplicada no drive-thru da Cassems foi feita no dia 22 de março e, desde então, uma média de 500 pessoas foram vacinadas, por dia, no local, até o dia 22 de agosto. Em cinco meses de funcionamento, o drive-thru da Caixa dos Servidores viveu dias de intensa movimentação e alta procura pelas doses da campanha vacinal. No mês de julho, por exemplo, em um único dia, quase 1.200 doses foram aplicadas.
Inicialmente, o drive-thru foi montado no Centro Médico e de Diagnóstico Avançado da Cassems (CMDA), onde ficou até o dia 25 de maio, sendo transferido para a sede da Caixa dos Servidores, na Rua Antônio Maria Coelho. O objetivo da mudança foi usar o estacionamento do Yotedy para concentrar e organizar o maior número de veículos no local, evitando, assim, um impacto maior na via pública.
A diretora de Assistência à Saúde da Cassems, Maria Auxiliadora Budib, salienta que a campanha de vacinação é uma extensão das ações de combate à pandemia contra a Covid-19.
“Quando a Sesau nos convidou para aderir a força tarefa da vacinação contra Covid-19, nós aceitamos de imediato, pois acreditamos que encampar esse trabalho seria uma extensão da seriedade com que a Cassems tem enfrentado a pandemia, desde o início. Quando a crise sanitária chegou, nós não medimos esforços para oferecer proteção e o melhor atendimento aos nossos beneficiários e para a população campo-grandense, em toda a nossa rede. Então, vejo a campanha vacinal, como uma extensão das ações combate à pandemia”, afirma.
Ricardo Ayache, presidente da Caixa dos Servidores, reforça que a vacinação em massa da população é o melhor meio de enfrentar a pandemia e para diminuir o número de casos de Covid-19, que ainda estão bem elevados no país.
“Já se passaram 18 meses desde o primeiro caso de Covid-19 no Brasil e ainda vivemos momentos difíceis, com altas taxas de contaminação e com o avanço das variantes do novo coronavírus. A vacina é o caminho mais curto para o enfrentamento a essa pandemia que ainda nos traz grandes preocupações e, portanto, todos devem dar sua contribuição para que a gente supere logo esse momento tão difícil. A Cassems enxerga na vacinação o meio mais eficaz para a cura desse mal que já vitimou mais de 9 mil pessoas, em Mato Grosso do Sul, e quase 570 mil no Brasil”, pontua.
Cassems é referência no combate à pandemia em Mato Grosso do Sul
Desde março de 2020, quando o mundo foi surpreendido com a maior crise sanitária do século, os agentes de saúde tiveram que se adaptar para uma nova realidade e, hoje, quase um ano e meio após o início da pandemia, a Caixa dos Servidores, graças a sua visão inovadora e empreendedora, com foco no atendimento humanizado aliado à tecnologia de ponta, ocupou papel de destaque no combate ao novo coronavírus. Mais de 50.500 pacientes foram atendidos nos prontos atendimentos Covid-19, da Cassems. Foram mais de 1.400 pacientes internados em UTIs, 8.500 testes de Covid-19 realizados e 803 pacientes da capital monitorados após internação. Para assegurar atendimento de qualidade e com segurança, a Caixa dos Servidores contratou mais de 300 profissionais.
A nossa área de inovação e tecnologia desenvolveu novas ferramentas e funcionalidades digitais, em tempo recorde, para implantar atendimento digital, por meio de robô e teleconsultas. Para os beneficiários de Campo Grande e Dourados, foi criado o serviço Disque Informação Coronavírus. Na capital, ainda foi implantado o projeto Travessia, que acolhe os familiares dos pacientes com Covid-19 e o programa Fica Tudo Bem fez mais de 360 atendimentos psicológicos do luto. O Hospital Cassems de Campo Grande foi o primeiro do estado a receber o selo Covid Free Excellent. A Caixa dos Servidores realizou parcerias com universidades do Brasil e dos Estados Unidos, investindo em pesquisa e na ciência para vencer o vírus.
Os investimentos foram muitos, porém, o trabalho conjunto, em rede, e a dedicação da nossa equipe fizeram toda a diferença. A Cassems é, hoje, referência no atendimento de Covid-19. Do diagnóstico ao tratamento, da alta hospitalar ao acompanhamento pós-Covid-19, da prevenção e orientação ao acolhimento das famílias. Os números impactam. Mas o retrato de uma pandemia não pode ser feito apenas com números. Estamos falando de vidas e cuidar da vida exige atenção, dedicação. A Cassems não mediu esforços para cuidar com segurança e afeto de cada vida atendida. Numa era de incertezas, carregamos a certeza de que a vida tem de estar em primeiro lugar e nós estamos fazendo tudo por isso. (Assessoria)