Ala da UTI pediátrica ganha 10 novos leitos na Santa Casa de Rondonópolis
O Hospital Santa Casa Rondonópolis inaugurou de forma oficial, a nova ala da UTI Pediátrica, aumentando para 20 o número de leitos destinados para os pacientes infantis. Por conta da alta demanda nesta área, o Governo do Estado solicitou do hospital a ampliação dos serviços e, em 12 dias úteis, a entrega foi realizada e os pacientes passaram, de imediato, a serem regulados para a nova UTI. A inauguração oficial ocorreu na manhã de quinta-feira (27).
Para a implantação da unidade o Governo do Estado disponibilizou R$ 1,8 milhão e a Secretaria Estadual de Saúde (SES) ficará responsável pelo cofinanciamento enquanto a Santa Casa aguarda a conclusão do credenciamento da nova unidade ao Sistema Único de Saúde (SUS).
O evento contou com a participação de autoridades e representantes de diferentes setores que reconhecem no hospital um importante polo de saúde para as regiões sul e sudeste de Mato Grosso. O vice-prefeito de Rondonópolis, Aylon Arruda, representou a administração municipal e, em seu discurso, se colocou a disposição do hospital.
Representando a Assembleia Legislativa, o deputado estadual Ondanir Bortolini, o Nininho, fez o uso da fala e, na oportunidade, se comprometeu a destinar uma emenda de R$ 700 mil para equipar a nova UTI. “É o mínimo que podemos fazer para equipar toda aquela ala e garantir o melhor atendimento para as crianças”.
O presidente da Câmara Municipal, Júnior Mendonça, destacou a importância da Santa Casa para a saúde pública. “A Santa Casa de Rondonópolis deve ser observada como referência na Saúde Pública em nossa região, diante do atendimento prestado em convênio com o Sistema Único de Saúde. Além dos pacientes de Rondonópolis, sabemos que somos responsáveis pela população de outros 19 municípios . Pessoas que confiam e necessitam dos serviços prestados aqui em nossa cidade. Este é o real sentido de afirmarmos que a Santa Casa ‘é nossa’, e que portanto, é necessário o envolvimento de todos os entes públicos, sem exceção, em favor da coletividade”.
A diretora presidente do Hospital Santa Casa Rondonópolis, Tânia Balbinotti (foto), destacou a importância da união de forças no fortalecimento e crescimento da unidade de saúde. “Neste momento atendemos mais de 90% SUS. Foram mais de 220 mil atendimentos em entre 2020 e 2022; 37 mil e 600 internações; 31 mil cirurgias e 575 mil exames laboratoriais e de imagens e não chegaríamos a estes resultados sem a ajuda de parlamentares, conselheiros, voluntários, colaboradores do hospital, corpo clínico, entidades e apoiadores em geral. Nossa principal missão é proporcionar qualidade na oferta dos serviços aos pacientes do Sistema Único de Saúde. E a missão apenas começou, não vamos desistir de buscar uma saúde de qualidade, com remuneração justa dos serviços por meio das atualizações das tabelas e cumprimento dos deveres de cada parte interessada, além da ampliação da oferta de serviços de qualidade por parte de cada competência”, finalizou.
(Da assessoria)