ALEMS homenageia Dia do Músico, Crea/MS e Dia da Consciência Negra em sessões solenes

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) programou três sessões solenes para a próxima semana, em homenagens ao Dia do Músico, na terça-feira (26), proposta pelo deputado Roberto Hashioka (Uniã); aos 45 anos do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso do Sul (CREA-MS), na quarta-feira (27), proposta pelo deputado e primeiro vice-presidente Renato Câmara (MDB) e ao Dia da Consciência Negra, na quinta-feira (28), proposta pela deputada Gleice Jane (PT). Todas as sessões serão realizadas a partir das 19h.

A sessão solene de terça-feira vai homenagear, com a entrega da Medalha Tom do Pantanal – Arara Azul, artistas regionais que ajudam na difusão do nome de Mato Grosso do Sul em outros estados e países. A cerimônia será realizada no Plenário Deputado Júlio Maia, na Casa de Leis. A medalha foi instituída pela Resolução 12/2010, proposta pela então deputada Dione Hashioka. A honraria é outorgada anualmente a músicos, duplas ou grupos regionais de variados estilos que têm se destacado por seu talento e atuação e, assim, ajudado a tornar Mato Grosso do Sul mais conhecido no cenário nacional e internacional.

“É uma oportunidade do Parlamento de prestar homenagem àqueles que levam o nome de Mato Grosso do Sul para todos os rincões do Brasil e até fora do país também oportunidade de reconhecer a importância dos homenageados de levarem para o mundo o Pantanal, o Cerrado, o modo de vida da nossa gente, a música raiz, a cultura indígena, enfim, a identidade regional”, considerou o deputado Roberto Hashioka em referência à sessão solene.

A data de realização da solenidade é alusiva ao Dia do Músico, comemorado em 22 de novembro. Esse é o dia de Santa Cecília, padroeira dos músicos. Santa Cecília foi uma nobre jovem romana, martirizada por volta do ano 230, durante o império de Alexandre Severo.

CREA

A Sessão Solene alusiva aos 45 anos do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso do Sul (CREA-MS), será realizada no Plenário Deputado Júlio Maia, no Palácio Guaicurus, sede do Parlamento Estadual, com a entrega de Medalhas e Diplomas de Honra ao Mérito Legislativo Engenheiro José Francisco de Lima, instituídos pela Resolução nº 1/2022, publicada no Diário Oficial da Casa de Leis de 23 de fevereiro de 2022 (páginas três e quatro).

Realizada em referência ao Dia do Engenheiro (11 de dezembro), a homenagem celebra a trajetória de 45 anos do CREA-MS, destacando seu papel no desenvolvimento das engenharias, agronomia e geociências no Mato Grosso do Sul. No total, serão homenageadas 45 personalidades e profissionais de destaque na área.

CONSCIÊNCIA NEGRA

No mês em que se celebra o Dia da Consciência Negra, a ALEMS reconhece a atuação de pessoas e entidades que lutam contra o racismo e na promoção da cultura antirracista. A cerimônia entregará aos homenageados o Troféu de Mérito Legislativo Zumbi dos Palmares e Tia Eva. A solenidade será realizada na quinta-feira (28). O troféu foi criado em 2009 por iniciativa do deputado Amarildo Cruz (PT), falecido em março de 2023. A finalidade da honraria é reconhecer pessoas e instituições que combatem o racismo e promovem a igualdade racial. Neste ano, por proposição da deputada Gleice Jane, “Tia Eva” passou a integrar o nome do troféu.

A homenagem à Eva Maria de Jesus, a “Tia Eva”, consta na Resolução 108/2024, publicada na edição de 24 de outubro do Diário Oficial da ALEMS. “A proposta visa ampliar a importante honraria para homenagear e perpetuar a memória de Tia Eva, uma figura histórica de grande relevância para a comunidade negra e para a história de Mato Grosso do Sul”, afirmou Gleice Jane na justificativa da proposta. Tia Eva foi uma mulher negra, ex-escravizada, que se destacou como líder religiosa, parteira, e figura central na formação e consolidação da Comunidade Quilombola Tia Eva, em Campo Grande”. (Das assessorias)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *