Amigo do Catador: Coopercicla de Rondonópolis reconhece quem faz a reciclagem acontecer
Um gesto simples que enche de orgulho quem recebe: O Reconhecimento. A Cooperativa dos Catatores de Materiais Recicláveis (Coopercicla), de Rondonópolis-MT, já tornou tradicional no município a entrega de um selo e de um certificado Amigo do Catador, para empresas, instituições e pessoas que contribuem para o fortalecimento da educação ambiental e a consequente separação do lixo e sua entrega na cooperativa.
A iniciativa de reconhecer quem ajuda no processo de reciclagem do lixo em Rondonóipolis tem o apoio da Associação Comercial e Industrial (Acir), que apóia a entidade em suas principais ações e cede as instalações para a realização anual do evento. Neste ano de 2019, a solenidade de entrega do selo e do certificado ocorreu em 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente.
Um dos parceiros homenageados com certificado de reconehcimento pela Coopercicla/Acir foi o site de noticias Lupa News, pelo trabalho de produção e divulgação de material jornalístico de conscientização sobre a importâmcia da coleta seletiva. ação fundamental para o desenvolvimento da cooperativa de catadores e para a melhoria do meio ambiente. O certificado foi recebido pelos representantes do veículo de comunicação, Elias Ferreira e Ezequiel Ferreira Souza
Um dos momentos marcantes da entrega das homenagens foi quando os colaboradores pioneiros para criação da copoperativa fizeram uma retrospectiva de todo o processo até o estágio que ela se encontra atualmente. Eles destacaram a importância do associativismo como forma de emprendedorismo financeiro e humanitário, destacando ainda que o trabalho promoveu a implantação da coleta seletiva no município, bem como fortaleceu as ações de destinação correta dos resíduos.
O trabalho de coleta, triagem e processamento de materiais recicláveis no município rondonopolitano está completando uma década, sendo que a formalização da cooperativa aconteceu há oito anos. O Selo Amigo do Catador foi criado há cinco anos e desde então reconhece quem faz a reciclagem acontecer em Rondonópolis. “É nossa forma de parabenizar e agradecer as empresas, escolas, órgãos públicos e pessoas que são parceiros dos catadores”, afirma Jussineide Correia da Silva, presidente da Coopercicla.
A cooperativa tem atualmente 11 cooperados que sobrevivem do trabalho de triagem e processamento do material reciclagem para venda às empresas especializadas. Ela funciona num salão cedido pela Diocese de Rondonópolis, no bairro Jardim das Flores. A principal luta da direção da cooperativa é a ampliação do espaço para o trabalho. Ela comemora a cessão de um terreno pela Prefeitura e está buscando agora obtenção de recursos para viabilizar a construção de seu barracão próprio.