Ana Maria, mãe referência na luta pelo filho e educação inclusiva, é homenageada em Rondonópolis
O mês de março foi marcado em Rondonópolis por uma singela homenagem à uma mulher guerreira: Ana Maria Marques da Silva. Ela e mãe do Moisés, um filho especial que possui deficiências mas que tem nela o suporte para sua inclusão social. Por sua luta e determinação em favor da educação inclusiva e integração da pessoa com deficiência na sociedade, Ana Maria foi agraciada com a Medalha Rosa Boróro no Dia Internacional da Mulher, honraria da Câmara de Rondonópolis, por iniciativa da vereadora Marildes Ferreira.
Os desafios de An Maria como mãe começaram ainda na gravidez do seu filho Moisés Marques. Hoje com 16 anos, ele nasceu prematuro de sete meses e, desde então, ela vem travando varias batalhas para que ele tenha uma vida normal, apesar de ser diferente, pois foi diagnosticado com hiperatividade e autismo ainda na infância. Também tem deficiência auditiva progressiva.
“Minha transformação foi como um mergulho num mundo novo, comecei a ir atrás de conhecimento aos 42 anos, quando eu entrei na faculdade de Pedagogia e pós graduação, sempre buscando entender a formação educacional de um aluno especial, com o objetivo de ajudar meu filho e demais alunos com deficiências”, comenta Ana Maria.
“Nesta jornada que iniciei pelo meu filho, vi a necessidade e lutas de outras mães. Foi quando comecei a minha luta pela inclusão, para as pessoas entenderem e aceitarem as diversidades, respeitar e se colocarem no lugar do outro. A luta é diária pela inclusão, pois todos os dia da nossa vida podemos fazer transformações”, descreve a mãe guerreira.
Sempre conciliando a vida família pessoal com a profissional, Ana Maria conseguiu abrir portas para a inclusão de seu filho, consolidando uma trajetória de aprendizado para que ele tenha a autonomia necessária em seu cotidiano.
Notícias relacionadas:
Ana, uma mãe que move montanhas para a inclusão do filho Moisés
“Mãe coragem”encara desafio de fazer festa para 400 crianças em Rondonópolis