Apoio e atenção à pessoa autista: Prefeita assina lei da inclusão em Jateí

Desde o dia 2 de setembro, o município de Jateí conta com uma lei municipal que estabelece diretrizes para a garantia de políticas públicas à pessoa autista. É que a prefeita Cileide Cabral da Silva Brito assinou lei municipal 833/2025, para promoção de políticas públicas às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Além de assegurar direitos, a lei sancionada pela prefeita também institui em Jateí a Semana Municipal de Conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista, a ser realizada anualmente no mês de abril. O Dia Mundial do Autismo é celebrado em 2 de abril. Ao assinar a lei, a prefeita refirmou o compromisso com as ações de inclusão no município.
A autora do projeto que se transformou em lei é a vereadora Laura Emanueli Medeiros, que destacou o gesto da prefeita. “Juntos por mais inclusão, respeito e informação”, publicou a parlamentar em sua rede social.
O mandato da vereadora Laura enfatiza que a sanção da lei é uma conquista importante. “É um projeto de garantias para as pessoas com TEA, demonstração do seu compromisso com a inclusão, o respeito e a dignidade de todos”, relata a assessoria, acrescentando que “a política deve ser uma ferramenta de transformação social, uma missão por uma sociedade mais justa e acolhedora”.
Mais conquistas – As pessoas com TEA terão ainda um veículo específico para o transporte quando do deslocamento às terapias em cidades vizinhas. Conforme o mandato da vereadora Laura, o veículo foi viabilizado por intermédio de emenda parlamentar do deputado federal Luiz Ovando, com recursos já repassados à Prefeitura. “Essa conquista representa muito mais do que um transporte, é cuidado, inclusão e respeito às famílias que lutam diariamente por um futuro melhor para seus filhos”, ressalta André Medeiros, principal articulador do mandato da vereadora.