Aprovado projeto que cria o Programa “Adote uma UBS”, em Dourados
Foi aprovado por unanimidade, em primeira votação no dia 10 passado, na Câmara Municipal de Dourados, projeto de lei de autoria do vereador Dr. Diogo Castilho (foto) que cria o Programa “Adote uma UBS”.
A proposta do parlamentar, que é médico cirurgião, possibilita o município criar as chamadas PPPs – Parcerias Público-Privadas com empresas para que estas possam realizar reformas e manutenções de Unidades Básicas de Saúde sem a necessidade de realizar processos licitatórios que são demorados e burocráticos.
No ano passado a assessoria do vereador percorreu todas as 37 UBSs existentes no município, tirou fotos e fez um levantamento detalhado das necessidades que os cidadãos e servidores passam dentro dos postos de saúde. Esse ano foram retomadas as visitas e constatado que os problemas persistem.
“Existe uma série de deficiência estrutural. Os prédios apresentam infiltrações, problemas em calhas, falta de limpeza, poda de árvores e pinturas. Até mesmo de compra de itens básicos. O município reclama da falta de recursos financeiros e da demora dos processos licitatórios. Com esse Programa será possível, através da iniciativa privada, solucionar questões pontuais e urgentes de forma ágil e eficiente”, declarou Dr. Diogo Castilho.
O parlamentar também esteve reunido com o presidente da ACED (Associação Comercial e Empresarial de Dourados), Paulo Campione, que se mostrou bastante entusiasmado com o projeto de lei e se colocou à disposição para fazer a ponte com os empresários da cidade para ajudar a minimizar os problemas existentes no atendimento básico de saúde, no município. “Vamos colocar a proposta do vereador na pauta da próxima reunião do Conselho Executivo. Acredito que é possível as empresas colaborarem, para juntos oferecermos um serviço com mais qualidade a nossa população”, declarou o presidente da ACED.
Dr. Diogo Castilho explica que em troca os empresários poderão fixar uma placa na unidade que ajudou informando a participação da empresa na reforma do referido prédio. “Essa é uma saída viável, que agiliza o processo de o município receber benfeitorias de empresas privadas de forma legal para reforma dos postos de saúde de Dourados”, concluiu o vereador.
O projeto de lei passará por segunda votação em plenário e depois de aprovado segue para ser sancionado ou vetado pelo prefeito.
(Assessoria CMD)