Artigo de um legado: Paulinho Falcão, o professor que foi mestre de fato
Por Elias Ferreira*
Não é fácil descrever a grandeza de pessoas que, além de construir a própria história, ajudam a escrever a trajetória das outras. Somente seres especiais conseguem fazer isso, pois se dedicam ao outro em detrimento, muitas vezes, do seu próprio núcleo de convivência. Assim foi o jeito de ser do Paulinho Falcão, protagonista e também coadjuvante na sua vida e no caminhar de muitos que conviveram com ele.
Como professor de formação, foi um mestre de fato, fazendo da educação um instrumento transformador de seres humanos. Eterno professor, foi entusiasta de todas as iniciativas que proporcionasse evolução das pessoas, no campo pessoal e profissional. Seus conhecimentos não foram para acumular riquezas materiais, mas sim de instrumentos de evolução humana com foco na satisfação coletiva.
Fui seu “aluno” em salas de seus jornais – Panfleto, O Zangão e Jornal do Vale -, que depois se transformaram no Diário do Povo. O jornal diário foi, talvez, o sonho mais audacioso do mestre entusiasta, que injetou num pequeno grupo de trabalhadores, a certeza que sonhos podem se tornar realidade. Como poesia, a vontade de fazer mostrou que tudo vale a pena quando a alma não é pequena e que sonho que se sonha junto pode se transformar em realidade.
O ser se fez professor também na comunicação, com os veículos de comunicação sendo também salas de aprendizado para dezenas de pessoas, cujo conhecimento resplandece de forma eterna em suas famílias. O Diário do Povo, além de quebrar o monopólio da comunicação impressa em Dourados, há mais 32 anos, foi instrumento de aprendizado e evolução de muitos seres, feito que somente os grandes mestres conseguem fazer. Paulo Falcão está nesta galeria, para sempre.
A gratidão por sua existência é a frase que sintetiza o privilégio de uma legião que teve o prazer de conviver e aprender. Que suas lições continuem lubrificando seu ideal transformador de vidas.
*Especial para O Progresso (https://www.progresso.com.br/sociedade/paulinho-o-professor-que-foi-mestre-de-fato/452321/)

