Artista de Rondonópolis é indicado à premiação na Europa
O artista plástico Petterson Silva, de Rondonópolis, a 218 km de Cuiabá, foi indicado ao Top of Mind Internacional – uma premiação internacional de TV e cinema na Inglaterra – com pinturas realistas de animais do bioma do Pantanal mato-grossense, como a onça-pintada e araras. A cerimônia de premiação está prevista para acontecer no dia 12 de outubro, em Londres.
De acordo com a organização do evento, a premiação conta com a participação de ao menos 600 artistas ao redor do mundo, desde que sejam falantes da língua portuguesa. Atualmente, o prêmio recebe candidatos do Brasil, Cabo Verde e Portugal. Na categoria de Petterson, 20 pessoas concorrem.
Segundo Silva, na cidade onde mora não há muitas oportunidades para artistas e, por isso, ele enxerga a indicação como uma chance para adquirir novos trabalhos.
“Está sendo uma sensação incrível poder participar de uma premiação internacional, já que em Rondonópolis não tem muita oportunidade para expor as artes. Espero muito trazer esse prêmio para Mato Grosso e, mesmo que eu não ganhe, já me sinto honrado pela indicação”, disse.
Nas redes sociais, Petterson exibe pinturas de diversos estilos, mas, entre as obras, as que mais se destacam são as de araras e onças-pintadas.
“Sinto que sou quase um artista biólogo, me inspiro muito nos animais do bioma pantaneiro mato-grossense, tanto que meu processo de criação consiste em ir diretamente ao Pantanal para realizar minhas pinturas. Além do lado artístico, faço isso porque busco dar visibilidade aos animais da nossa rica biodiversidade e, também, conscientizar a população sobre a importância da preservação ambiental”, pontuou.
Reconhecimento internacional – Em 2022, Petterson foi convidado a representar Mato Grosso em uma exposição internacional em Nova York, com o intuito de arrecadar fundos para a conservação das onças-pintadas: a Jaguar Parade – movimento artístico com o propósito de arrecadar fundos e conscientizar as pessoas sobre a necessidade urgente de conservar a onça-pintada e seu habitat, através de uma exposição com dezenas de esculturas de onças customizadas por talentosos artistas e que são exibidas em espaços de grande movimentação no país norte-americano.
Votação – Conforme o Top Of Mind, para concorrer ao prêmio, é necessário que o artista seja indicado por uma curadoria ou se inscrever em um processo avaliativo da bancada. Já a votação é feita de forma popular, sendo realizada por meio do site da premiação.
A premiação – O Top of Mind Internacional foi fundado em 2015 pela empresária brasileira Kathllen Ribeiro, na Europa e, atualmente, está na 8ª edição. Segundo realizadores do evento, a premiação destaca profissionais e empresas brasileiras mais reconhecidos de 2023, de forma que eles sejam reconhecidos internacionalmente. Os vencedores das respectivas categorias devem ganhar um troféu e um certificado internacional de participação.
(Fonte: G1/MT)