Assistência Social de Jateí acolhe crianças com foco na cidadania, meio ambiente e sociedade
Respeitar a infância com acolhimento, atenção e assistência integral é a base do trabalho da Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Jateí. A partir da filosofia humanista da administração municipal, é realizado todo um trabalho sistematizado para garantir apoio às crianças e suas famílias, garantindo o acesso a serviços básicos para a garantia de dignidade humana às pessoas.
O trabalho de assistência às pessoas determinado pelo prefeito Eraldo Jorge Leite abrange jateienses de todas idades, que vai desde a fase gestacional até a terceira idade. Nos últimos dois meses, o foco do trabalho foi as crianças, com a execução do projeto “Cidadania, Meio Ambiente e Sociedade”.
O projeto abordou aspectos importantes para a formação das crianças, principalmente sobre as boas práticas e de conduta para o convívio em sociedade. Esta formação cidadã repassada às crianças é fundamental para que elas tenham respeito ao ambiente em que vivemos, cuidando de sua sustentabilidade e adquirindo as noções de sustentabilidade.
Além do trabalho educativo para formação da criança enquanto indivíduo da sociedade, a Assistência Social de Jateí também usou brincadeiras lúdicas e atividades dinâmicas referentes ao tema do projeto. Entre outras atividades, aconteceu até a exibição de uma sessão de cinema, tendo como local o Centro Cultural José Jorge Leite.
O Serviço de Convivência para Crianças e Adolescentes usou a sessão para encerrar, além do projeto, o semestre de trabalho, mas mantendo as ações de atenção e acolhimento. A secretária Antonia Marcília Lacerda Silva Santos faz questão de citar o apoio do prefeito Eraldo, da vice Cileide e o suporte permanente da primeira-dama Maria Aparecida Neres Leite ao trabalho de assistência social em Jateí.