Assistência Social de Jateí usa Conviver para promover a prevenção em saúde física e mental

Hidroginástica e outros exercícios físicos fazem parte da ação permanente com a pessoa idosa de Jateí

Usar o amor para fortalecer os vínculos afetivos na família e na comunidade é a base do trabalho desenvolvido pela Prefeitura de Jateí com as pessoas que estão na chamada terceira idade. Além do trabalho de atenção e acolhimento, a Secretaria de Assistência Social realiza atividades para integração da pessoa idosa, combatendo a solidão e promovendo sua saúde mental, bem como exercícios para melhorar a parte física, sempre monitorados por profissionais especializados.

Um diferencial no trabalho desenvolvido pela administração humanista em Jateí é que o trabalho de prevenção em saúde física e mental da pessoa idosa é feito em forma de recreação, deixando o ambiente mais leve e atrativo aos participantes do projeto Conviver, que tem atividades na sede do município, no distrito e no assentamento Nova Esperança.

Sempre procurando a integração da pessoa idosa, as atividades são precedidas de uma descontraída roda de conversa, para que, de forma prazeirosa, os idosos compartilhem seus conhecimentos e experiências. Neste mês de abril, por exemplo, o trabalho foi desenvolvido pela Assistência Social tendo como dinâmica “Conhecendo e Aprendendo”, onde a equipe também compartilhou com os idosos, “os sete pilares para uma boa qualidade de vida”, que são: 1- alimentação, 2 – atividades físicas, 3 – sono, 4 – trabalho, 5 – afetividade, 6 – sexualidade e 7 – lazer.

Proteção e atendimento – Um dos principais programas de acolhimento em Jateí é o serviço de Proteção e Atendimento Integral a Família (PAIF). Em abril, o programa fez uma valia~]ao do trabalho, enfocando o tema: Acolhida, Vivencia e Bons Atos, que em sua gênese visava a ampliação e o fortalecimento de vínculos comunitários e familiares.
O tema discorrido é de grande relevância no que tange o entendimento da própria realidade enquanto protagonistas da própria história, levando em conta essa construção a partir de suas vivências e experiências.
O PAIF de Jateí tem como objetivo apoiar as famílias, prevenindo a ruptura de laços, promovendo o acesso a direitos e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida. O programa é um serviço oferecido pelo CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) e que tem entre os profissionais envolvidos uma psicóloga e um assistente social.
Dia das Mães – Em Jateí, as datas especiais do calendário familiar também são comemoradas com muita alegria e atenção para com a pessoa idosa. Nesta semana, por exemplo, as atividades estão concentradas nas celebrações do Dia das Mães, com ações na sede do município, distrito de Nova Esperança e Assentamento Gleba Nova Esperança.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *