Atleta Paralímpica é uma das sete atletas homenageadas pela Barbie no Dia das Mulheres

Nadadora paralímpica turca foi escolhia para o programa Barbie Role Models, que marca as comemorações do Dia Internacional das Mulheres.

A nadadora paralímpica turca Sümeyye Boyacı é uma das sete atletas escolhidas para representar uma das bonecas mais populares do mundo, a Barbie, no seu programa “Barbie Role Models”, que tem o objetivo de marcar as comemorações do Dia Internacional das Mulheres, que ocorrerá no próximo domingo, 8/3.
O programa é uma das propostas do projeto “Barbie Dream Gap” e foi criado em 2018 com o objetivo de apresentar mulheres inspiradoras, do passado e do presente, como exemplos a serem seguidas pelas crianças (veja mais sobre a inciativa abaixo).
Com apenas 17 anos, a jovem nadadora já coleciona medalhas internacionais dos 50m costas. Ela foi medalhista de ouro no Campeonato Europeu de Natação, em Dublin, 2018 e nas Série Mundial de Natação de 2019 em Indianópolis, nos EUA. No ano passado, ela levou a medalha de prata no Campeonato do Mundo de Natação, em Londres.
No seu instagram, a atleta deixou um depoimento emocionante sobre a sua felicidade de participar do projeto. “Eu estou tendo a chance de ser uma das bonecas Barbie que são produzidas desde 1959 com número limitado. Sou a primeira e única boneca Barbie do mundo que tem asas, mesmo sem braços”, afirma.
Bonecas da coleção do Dia Internacional da Mulher 2020
Entre as bonecas deste ano celebrando as mulheres que abrem caminho para o futuro, há a alemã Malaika Mihambo, atual campeã mundial em salto em distância, Amandine Henry, a capitã do futebol francês nacional, a britânica Dina Asher-Smith, a campeã mundial dos 200m, a ucraniana Olga Kharlan , cinco vezes campeã mundial de esgrimista sabre, portuguesa Teresa Bonvalot, campeã européia de surfe, lituana Airine Palsyte, campeã européia de indoor.

Barbie Dream Gap

O projeto Dream Gap visa destacar os modelos do passado e do presente, com o objetivo de inspirar mais meninas. O projeto faz parte de uma iniciativa global que visa apresentar histórias de mulheres que atuam em diferentes profissões, mostrando que elas podem ser o que quiserem.
A campanha das mulheres foi lançada em 2018, com objetivo inspirar as futuras gerações de mulheres a ultrapassar seus limites, romper com os papéis tradicionais que lhes são atribuídos pela sociedade e alcançar seu verdadeiro potencial.
Em 2019, a marca da Mattel juntou-se à GoFundMe, uma das maiores plataformas de crowdfunding, para doar mais de 250 mil dólares a organizações sem fins lucrativos com a capacidade de alcançar e impactar crianças, adolescentes, jovens e mulheres numa escala global.
Desde 2015, a Mattel tenta adotar uma abordagem mais inclusiva, divulgando mensagens de diversidade, refletindo diferentes tipos de corpos, tons de pele e penteados, além de deficiências permanentes e condições médicas como vitiligo, em vez de seu clássico obcecado por rosa e irrealisticamente desproporcional bonecas.
(Clodoaldosilva.com.br)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *