Atleta Paralímpica é uma das sete atletas homenageadas pela Barbie no Dia das Mulheres
A nadadora paralímpica turca Sümeyye Boyacı é uma das sete atletas escolhidas para representar uma das bonecas mais populares do mundo, a Barbie, no seu programa “Barbie Role Models”, que tem o objetivo de marcar as comemorações do Dia Internacional das Mulheres, que ocorrerá no próximo domingo, 8/3.
O programa é uma das propostas do projeto “Barbie Dream Gap” e foi criado em 2018 com o objetivo de apresentar mulheres inspiradoras, do passado e do presente, como exemplos a serem seguidas pelas crianças (veja mais sobre a inciativa abaixo).
Com apenas 17 anos, a jovem nadadora já coleciona medalhas internacionais dos 50m costas. Ela foi medalhista de ouro no Campeonato Europeu de Natação, em Dublin, 2018 e nas Série Mundial de Natação de 2019 em Indianópolis, nos EUA. No ano passado, ela levou a medalha de prata no Campeonato do Mundo de Natação, em Londres.
No seu instagram, a atleta deixou um depoimento emocionante sobre a sua felicidade de participar do projeto. “Eu estou tendo a chance de ser uma das bonecas Barbie que são produzidas desde 1959 com número limitado. Sou a primeira e única boneca Barbie do mundo que tem asas, mesmo sem braços”, afirma.
Entre as bonecas deste ano celebrando as mulheres que abrem caminho para o futuro, há a alemã Malaika Mihambo, atual campeã mundial em salto em distância, Amandine Henry, a capitã do futebol francês nacional, a britânica Dina Asher-Smith, a campeã mundial dos 200m, a ucraniana Olga Kharlan , cinco vezes campeã mundial de esgrimista sabre, portuguesa Teresa Bonvalot, campeã européia de surfe, lituana Airine Palsyte, campeã européia de indoor.
Barbie Dream Gap
O projeto Dream Gap visa destacar os modelos do passado e do presente, com o objetivo de inspirar mais meninas. O projeto faz parte de uma iniciativa global que visa apresentar histórias de mulheres que atuam em diferentes profissões, mostrando que elas podem ser o que quiserem.
A campanha das mulheres foi lançada em 2018, com objetivo inspirar as futuras gerações de mulheres a ultrapassar seus limites, romper com os papéis tradicionais que lhes são atribuídos pela sociedade e alcançar seu verdadeiro potencial.
Em 2019, a marca da Mattel juntou-se à GoFundMe, uma das maiores plataformas de crowdfunding, para doar mais de 250 mil dólares a organizações sem fins lucrativos com a capacidade de alcançar e impactar crianças, adolescentes, jovens e mulheres numa escala global.
Desde 2015, a Mattel tenta adotar uma abordagem mais inclusiva, divulgando mensagens de diversidade, refletindo diferentes tipos de corpos, tons de pele e penteados, além de deficiências permanentes e condições médicas como vitiligo, em vez de seu clássico obcecado por rosa e irrealisticamente desproporcional bonecas.
(Clodoaldosilva.com.br)