Audiência na Câmara encaminha retirada de fiação irregular em Rondonóppolis
As principais empresas dos setores de energia, telefonia, internet e TV a cabo se comprometeram a fazer um levantamento amplo e iniciar, em 30 dias, um programa de retirada de fios inativos ou danificados nos postes de Rondonópolis. Esta foi a principal deliberação da audiência pública realizada na quinta-feira (31) pela Câmara Municipal. Após esse prazo o Procon passará a autuar as empresas que estiverem em situação irregular.
A audiência foi proposta pelos vereadores Jonas Rodrigues (foto), do SD, Adonias Fernandes (MDB) e Batista da Coder e contou também com representantes do Procon, PM, OAB e Sindicato do Comércio. Os diretores da Energisa participaram presencialmente, enquanto os representantes das três maiores empresas de telefonia e internet do país (OI, Vivo e Tim) participaram por videoconferência.
Os representantes das empresas admitiram que boa parte do problema envolvendo a fiação irregular decorre da não retirada dos chamados cabos par metálicos. Estes cabos, que são especialmente perigosos por também conduzirem energia, estão em desuso desde a introdução das fibras óticas – que são mais eficientes e praticamente não oferecem riscos.
“Ficou acertado que a Energisa realizará, em conjunto com as empresas, um amplo levantamento para identificar e retirar esses cabos par metálicos. Estamos falando de toneladas de fios que hoje poluem o visual e afetam a segurança de condutores e pedestres”, explicou o vereador Jonas Rodrigues.
Jonas e os demais vereadores consideraram o resultado da audiência satisfatórios e se comprometeram a acompanhar o trabalho das empresas.
“O importante é que eles (empresas) reconhecem as falhas e se comprometeram a ajudar a resolver. O acordo que fizemos é pioneiro em Mato Grosso e servirá de exemplo para solucionar situações semelhantes em outras cidades”, disse Jonas. (Por Eduardo Ramos, do Regionalmt)