Audiência vai pedir cursos de Medicina, Terapia Ocupacional e Fono na Uems de Dourados

O vereador Sergio Nogueira (PSDB) solicita a implantação de três cursos na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (Uems), câmpus de Dourados: Medicina, Terapia Ocupacional e Fonoaudiologia. Os objetivos são ampliar a oferta de graduações em saúde no Estado e atender a crescente demanda por profissionais qualificados nessa área do conhecimento. E, para debater o tema e as reais necessidades, hoje (11) será realizada uma audiência pública, às 19h, na Câmara Municipal.

Segundo o parlamentar, a criação desses cursos beneficiará tanto os estudantes quanto a população em geral. “A Uems tem um papel fundamental no desenvolvimento de Mato Grosso do Sul, e a implantação desses cursos é uma forma de contribuir à formação de profissionais qualificados e ao fortalecimento da economia local”, afirma. E a Uems, como referência nacional em ensino superior público, gratuito e de qualidade, poderá ser ainda mais fortalecida como polo de formação de profissionais de saúde.

A implantação do curso de bacharelado em Medicina, em especial, é vista como uma necessidade urgente, já que o país tradicionalmente enfrenta carência de médicos em diversas regiões. “Muitas cidades não contam com médicos suficientes para atender a população, e a implantação de um curso de Medicina na maior cidade do interior do Estado pode contribuir para a formação de profissionais que atuem nesses locais”, explica Nogueira.

Além disso, a criação dos cursos de graduação em Terapia Ocupacional e em Fonoaudiologia pode ampliar a oferta de serviços de saúde em Mato Grosso do Sul e contribuir para a formação de profissionais especializados em áreas importantes para a saúde pública. “Dourados é um polo universitário. Os cursos de Terapia Ocupacional e Fonoaudiologia, por exemplo, não são ofertados em nenhuma instituição de ensino superior de Mato Grosso do Sul. Temos escassez de profissionais e uma demanda que cresce exponencialmente com o aumento de transtornos que afetam as atividades motora, sensorial, perceptual, cognitiva e até da fala. Por isso, é de extrema importância que sejam abertos esses cursos de graduação. Essa é uma luta que une esforços dos 19 vereadores”, justifica Nogueira. Antes de propor a audiência pública, o vereador do PSDB encaminhou ofício e requerimento à Uems, ao Governo do Estado, além de enviar ofício à Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

Audiência pública –  Os convidados para ministrar as palestras são: o presidente da Associação Médica da Grande Dourados (AMGD), o médico oftalmologista Guilherme Aprigliano Bonini; a presidente da Comissão Permanente de Desenvolvimento da Terapia Ocupacional, Camila Fernandes Oliveira; e o fonoaudiólogo Ademir Garcia Baena. A audiência pública será realizada hoje (11), às 19h, no Plenário Weimar Gonçalves Torres da Casa de Leis – Avenida Marcelino Pires, 3.495, em Dourados. Também será transmitida ao vivo pela TV Câmara Dourados. Para se inscrever no evento, clique aqui.

(Assessoria CMD)

    

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *