Aula pública celebra projeto social de balet realizado com bailarinas em Rondonópolis
Alunas do Projeto “Sarah Jane Venâncio, uma referência na dança de Mato Grosso” participaram nos dias 13 de agosto de uma aula pública de ballet clássico nas dependências da Escola Municipal Celson Antônio de Carvalho. O evento consagra o trabalho que foi contemplado pelo edital “Conexão Mestres da Cultura” com recursos da lei federal Aldir Blanc, pelo governo de Mato Grosso, por intermédio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (SECEL/MT).
Dentre as várias ações, o projeto ofereceu 50 bolsas de estudos de ballet clássico para crianças e o bairro Alfredo de Castro foi beneficiado através do Projeto Jardim de Deus, coordenado pelos pastores Maicon Mendes Manoel e Pâmela Rodrigues da Silva Mendes que se colocaram à disposição para contribuir com a proposta. Desde que foi apresentada ao projeto Jardim de Deus, que já existe há cinco anos, a professora Sarah Jane Venâncio iniciou as aulas e mesmo após os seis meses previsto para essas bolsas deu continuidade, valorizando bailarinas e a comunidade local.
“Quando iniciei o estudo da dança acadêmica, recebi patrocínio da diretora Lena, da primeira academia de ballet de Rondonópolis, contei também com o apoio de empresários e de familiares. Hoje estou fazendo o mesmo, aproveitando as oportunidades dadas por Deus, usando o dom que Ele me deu e dedicando parte do meu tempo e conhecimento. Tudo isso é motivo de alegria e gratidão. Espero ser uma benção na vida das alunas, tanto quanto sou abençoada em ser professora delas”, declara Sarah.
Para o pastor Maicon, o ballet chegou em um momento crítico na comunidade. O Jardim de Deus, que tem ligação com a igreja Batista Edem, segundo ele, estava precisando de voluntários e foi quando a professora Jane chegou. Para ele, durante o seu desenvolver a dança gerou respeito, disciplina, responsabilidade e principalmente esperança. “Precisávamos de pessoas e a aliança com a Sarah foi incrível”, pontuou.
“Esse projeto abriu as portas para minha filha de uma vida diferente, foi um choque para nós quando em um Dia das Crianças foi anunciado essa oportunidade que minha filha sempre sonhou. E o dia chegou logo após ela passar por diversas dificuldades. Minha filha se desenvolveu muito, além de ela ser extremamente inteligente, creio que ela terá uma linda carreira pela frente”, almeja a mãe da aluna Isabella Jordão Souza que se apresentará no próximo dia 19 e 20 na Mostra de Artes da Academia Líder.
Já para a aluna Meyerling Franco, o projeto foi muito bom, muito especial. “Estou feliz por conquistar meu certificado após todos os treinos, uma conquista preciosa. Agradeço todos que abençoaram esse projeto e me deram esta oportunidade”.
Diante deste cenário cultural, artístico, de amor a esta arte e dedicação a esta dança que une expressão corporal, coreografia, música, roupas e iluminação, é que a apresentação do fim do semana foi orquestrado resultando em uma bela apresentação.
Durante toda a preparação das bailarinas, que aconteceu semanalmente às sextas-feiras, com uma hora de duração, foi aplicada a metodologia da Royal Academy of Dance, uma instituição internacional de ballet difundida como o mais reconhecido sistema de profissionalização do mundo, no qual a professora Sarah é registrada desde 1987.
Amigos e familiares puderam assistir a programação que teve início com três apresentações de dança de bailarinas da Academia Líder de Artes, sendo elas Beatriz Viana Gioanni e Maria Angélica Florêncio. O aluno Gabriel Ortellado, do Curso de Teatro da Líder apresentou a declamação da poesia “Zé Gavião” da professora Edith Pereira Barbosa. Logo em seguida as alunas realizaram as apresentações recebendo uma lembrança dos coordenadores.
Participaram do projeto as bailarinas: Ana Julia Barbosa Lima, Anna Julia Souza de Araújo, Ana Karolina Jordão de Souza, Elizandra de Souza Silva, Gabrielly Victória Ribeiro da Silva, Isabelly Victoria Silva Borges, Karolayne de Freitas Anjos, Maria Victoria de Oliveira, Maylla Eduarda dos Santos, Manuella Moreira do Carmo Ferreira, Nauany Agda da Silva, Analice de Andrade Cruz, Emilly Gabriele de Oliveira, Isabela Jordão Souza, Lorem Valentina Pereira, Meyerling Franco, Myllena Cristina Paranhas da Silva, Yasmin Lima Manoela, Valentina Alvez Rodrigues, Sandny Aparecida Alves, Samara Ferreira, Sophia Vieira Paranhas da Silva. (Da assessoria)