Bailarinas de Rondonópolis prestam exame da Royal Academy em Campo Grande
Bailarinas da Academia Líder de Artes prestarão no dia 10 de setembro exames da Royal Academy of Dance (RAD), no nível 5, na cidade de Campo Grande (MS). As alunas Maria Angélica Ortelado e Isabela Fecchio Ribeiro estão sendo preparadas por Sarah Jane Venâncio (foto), que é professora registrada pela Royal (129100 – Brasil) desde 1987.
“Além da realização de sonhos, os exames da Royal Academy of Dance proporcionam o mais reconhecido sistema de profissionalização do mundo no que diz respeito ao ballet clássico. É uma prova de alto nível”, destaca Sarah.
A avaliação é feita por uma examinadora graduada pela Royal Academy of Dance, nesta edição será avaliada por Monica Truffi, na qual as alunas mostram a “aula” para a qual foram preparadas, de acordo com o grau. Após aproximadamente dois meses, as alunas recebem o resultado com uma relação bem detalhada de seu desempenho, assim como um certificado e uma medalha de acordo com a classificação.
Monica Truffi fará um tour por várias cidades no Brasil e em Campo Grande o exame será realizado no Ballet Isadora Duncan, da Delegada da Dança de MS, Neide Garrido.
“Minha filha faz ballet de 2016 e desenvolveu um amor por esta arte. Vem participando de vários eventos em sua breve carreira, como o Fendafor que tirou em primeiro lugar, e outros exames da Royal e tirou medalha de ouro. É uma alegria para nós, é satisfatório o resultado. A prova de Campo Grande é um novo desafio e ela vem se preparando para alcançar um bom resultado, Com certeza ela colherá o fruto do seu esforço e dedicação”, diz Angélica Ortelado, mãe da aluna Maria Angélica.
A aluna Isabela Fecchio explica que é a segunda vez que faz o exame, e que desde 2020 aguarda para prestar uma nova prova, mas a pandemia atrasou os planos. “Na primeira vez em 2018, conquistei a medalha de prata, desde então venho treinando muito e aguardando uma data. É um momento importante, que pode definir uma carreira no futuro. Me sinto preparada, estou feliz pela oportunidade”.
Sobre a examinadora – Mônica já esteve em 18 países avaliando bailarinas, iniciou o estudo do ballet em 1981 em São Paulo onde participou do corpo de ballet Lina Penteado. Foi aprovada na Royal nos níveis intermediário, avançado e como examinadora. Freqüentou aulas internacionais de ponta, pirueta, alongamento e abertura. Participou como convidada da Summer Dance Competition em Nova York e ingressou na Unicamp no curso de Dança, sendo graduada depois em Turismo. Mônica foi aprovada com nota máxima no Teachers Certificate e tem passagens como professora no México e atualmente é professora convidada da Zayi Estudio de Danza.
RESULTADO DO ÚLTIMO EXAME:
No dia 20 de junho, a Academia Líder de Artes esteve em Cuiabá com 13 alunos para prestar o exame da grade 03 e 04. No total foram 02 medalhas de bronze, 05 medalhas de prata e 06 medalhas de ouro.
Classificações: Ana Luisa Dorsa (Grade 3 – Alto Mérito), Laíz Borges (Grade 3 – Mérito), Mariana Borges (Grade 3 – Distinção), Catarina Protti (Grade 3 – Alto Mérito), Isabela Nogueira (Grade 3 – Alto Mérito), Beatriz Gioanni (Grade 3 – Alto Mérito), Laura Ortega (Grade 3 – Distinção), Karina Chicarelli (Grade 3 – Mérito), Livia Menegazzo (Grade 3 – Alto Mérito), Maria Angélica Ortellado (Grade 4 – Distinção), Maria Fernanda Souza (Grade 4 – Distinção), Gabriela Bettio (Grade 4 – Distinção) e Álvaro Bezerra (Grade 4 – Distinção).
(Por Erik Valeriano, da assessoria)