Banco Santander recebe multa milionária e “lição de moral” por não atender deficientes

O banco Santander deverá pagar R$ 500 mil após perder ação em Sorriso. O banco foi multado porque descumpriu um acordo de ajustamento (TAC) de 2012, quando deveria colocar a disposição dos seus clientes “canal telefônico específico para atendimento de pessoas portadoras de necessidades especiais (audição)”. O Santander deveria seguir os outros bancos na atenção aos clientes com surdez em todos os serviços, e não apenas quando abriam as contas.

A multa aplicada pela defesa do consumidor (Procon) em 2013 foi de R$ 3,6 milhões, e com base no porte econômico do prestador de serviços, poderia ter chegado aos R$10 milhões.

O banco recorreu da cobrança, e a juíza reduziu o valor para R$ 500 mil, ainda em 2014. O Santander gastou os anos seguintes para mudar o entendimento do TAC, ao invés de adequar o seu serviço aos clientes com necessidades especiais. Por esse motivo a juíza Paula Mussi derrubou os argumentos do banco e mandou pagar a multa.

(muvucapopular)

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