Batizado, graduação e formatura: Dourados faz festival de capoeira dias 26 e 27 de maio
A ginga da capoeira, esporte e cultura ancestral do povo negro, vai voltar a fazer a festa em Dourados no próximo final de semana (26 e 27 de maio), com batizado, troca de graduação e formatura. O evento começa a partir das 13h e será sediado no Simted (Sindicato da Educação, Rua Maria da Glória 670 – Vila Industrial), com uma programação recheada de atividades relacionadas a esta arte contagiante, de inclusão e resgate da cidadania.
Conforme o mestre Macaúba, o Festival Malungo de Capoeira trará para a cidade personalidades importantes, inclusive de outros estados. A primeira atividade é com o mestre Barnabé, de Campo Grande, a partir das 19h do dia 26, que vai discorrer sobre sua vivências, experiências e práticas da capoeira para a vida. O festival segue no domingo, 27, com atividades nos períodos de manhã e a tarde.
Construção de identidade – Para Leandro Moreira (Mestre Macaúba), a capoeira está associada a questão da construção da identidade cultural e social dos brasileiros. Segundo Macaúba, o significado social da capoeira se altera de acordo com o lugar social do negro no interior da sociedade brasileira. “Este processo de ressignificações sociais tem contribuído para a construção de um imaginário racial, cultural e religioso afro-brasileiro específico. Atualmente, a capoeira, enquanto uma manifestação da cultura corporal se apresenta como um veículo de transmissão de valores sociais e culturais, através do diálogo (linguagem) corporal”, detalha o mestre.