Batucada da Unegro movimenta Casario do Porto no domingo, em Rondonópolis

Luzia Nascimento e Talita Santos, Miss Beleza Negra – Texto e foto: Denilson Paredes/A Tribuna

Acontece no próximo no próximo domingo (30), a 3ª edição da Batucada da União dos Negros pela Igualdade (Unegro), atividade que tem o intuito de provocar a integração e a elevação da autoestima de negros e negras. O evento contará com diversas atividades culturais e o já tradicional desfile black, além da escolha da nova Rainha Beleza Black e do primeiro Rei Beleza Black.

De acordo com a presidente da Unegro, Luzia Nascimento, a Batucada da Unegro tem se tornado a cada ano mais popular e esse ano terá a novidade da escolha do representante da beleza negra masculina. “Esse é um evento muito interessante, agradável e, diferentemente dos anos anteriores, este ano conseguimos que os meninos participassem dos desfiles e teremos a escolha do primeiro Rei Beleza Black. E também teremos a nossa Princesa, que é uma garotinha de três anos que já está toda empolgada, se preparando para desfilar o black dela”, informou.

Nesse desfile, há a exigência de que as moças e rapazes ostentem os seus cabelos ao natural, sem alisamento, como forma de valorizar as suas origens. “O objetivo do Beleza Black é empoderar os meninos e meninas na questão do cabelo. Isso é fundamental, porque hoje ainda há muita discriminação e exclusão dos meninos e meninas que assumem o cabelo crespo. A sociedade diz que o cabelo é ruim, que o cabelo não está cuidado, colocam apelidos depreciativos. E queremos mostrar para os jovens que é da nossa origem, que nosso cabelo é crespo por natureza e que o preconceito que existe foi construído e da mesma forma pode ser destruído. Queremos mostrar que o nosso cabelo tem sua beleza. Nosso objetivo é elevar a autoestima desses jovens”, explicou Luzia Nascimento.

“A vida inteira fomos ensinados a alisar os nossos cabelos, que bonito é só o cabelo liso, o que vem do branco. É a teoria do embranquecimento. E queremos fazer o inverso agora e mostrar que o cabelo black tem sua beleza e que nós temos que assumir. Por que temos que fazer aquilo que a sociedade quer de nós?”, questionou a presidente da Unegro.

Segunda colocada no concurso da Rainha Beleza Black do ano passado e em seguida escolhida a Miss Beleza Negra da cidade, a jovem Talita Santos de Jesus, de 26 anos, conta que teve contato com a Unegro há pouco mais de um ano e que ter sido reconhecida pela sua beleza e pela sua cor mudou sua vida.

“Para mim, conhecer a Luzia e a Unegro foi uma grande conquista, pois eu percebi que aqui tinha pessoas como eu. Quando cheguei no dia do concurso e vi outras mulheres com o cabelo como o meu, aquilo foi ótimo. Para mim, tudo isso serviu para levantar a minha autoestima e vencer a depressão, me amar mais, cuidar mais de mim. Hoje em dia, eu ajudo a divulgar o evento, porque eu quero mais jovens venham para cá, não fiquem escondidos. Juntos, a gente consegue se aceitar e vencer o preconceito. Antigamente, eu era uma menina triste, sorria com os lábios, mas chorava no olhar. Me olhava no espelho e me sentia feia, passava talco em mim para parecer mais branca. Hoje sou uma miss e trabalho fazendo propaganda para as lojas, ajudo ONGs, ajudo pessoas”, contou.

A 3ª Batucada da Unegro acontece no domingo (30), a partir das 17 horas, no Casario do Rio Vermelho e contará com atrações como dança, apresentações religiosas de matrizes africanas, desfiles de turbantes, onde mulheres desfilarão usando turbantes de diferentes amarrações, coreografias, apresentação do músico Hugo Projetista, rodas de capoeira e muito mais. Não é cobrada entrada e o evento é aberto para toda a comunidade.

(Fonte: A TribunaMT)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *