Beneficiários Cassems em todo o Estado exercem seu direito ao voto neste dia 1º
Durante esta quarta-feira (1º), servidores públicos estiveram em unidades da Caixa de Assistência dos Servidores do Estado de Mato Grosso do Sul (Cassems) em todo o Estado para eleger o novo conselho Administrativo e Fiscal da Caixa de Assistência dos Servidores para o quadriênio 2023-2027.
Por ser uma entidade de autogestão, onde os próprios beneficiários administram o plano, o estatuto da Caixa dos Servidores determina que a cada quatro anos, os beneficiários escolham pelo voto direto seus representantes no Conselho de Administração para a gestão dos serviços e no Conselho Fiscal para supervisão dos trabalhos desempenhados.
A professora aposentada, Elza Lima dos Santos Batistoti, sempre participou do pleito eleitoral e este ano voltou às urnas mais uma vez. “Quem quer ter direitos tem que ter deveres. A partir do momento que você elege, que você participa do processo político você tem direito a opinar”, disse.
Quem também compartilha a mesma opinião é a servidora pública na Secretaria de Administração e beneficiária do plano, Suzi Nunes Medeiros. “Nós só podemos mudar alguma coisa se a gente participar. Eu aprovo a gestão da Cassems, as melhorias estão aí para todos verem e quanto mais pessoas estiverem votando tudo ficará melhor”, opina Medeiros.
Servidora estadual há quase 20 anos, Silvia Letícia Marques Ribeiro conta que acompanhou a evolução da Cassems e por isso fez questão de votar. “É interessante para nós servidores ter a própria sede, a própria clínica, ter os médicos da Cassems”, relata. “Eu espero que continue assim. As pessoas têm que reconhecer o trabalho que está sendo feito”, completa.
Futuro – A eleição foi realizada em chapa única – Cassems de Todos Nós (foto em destaque) – liderada pelo atual presidente, Ricardo Ayache, e seus respectivos vice-presidentes, Ademir Cerri e Alexandre Júnior Costa.
O vice-presidente da Cassems, Ademir Cerri, destaca que esse é o momento mais importante dentro de toda a estruturação da Cassems. “É por meio do voto que o beneficiário participa ativamente, demonstrando a sua vontade, aquilo que ele pretende, aquilo que ele deseja para o seu plano de saúde”, ressalta.
Já Ricardo Ayache, salienta a importância da participação ativa dos servidores públicos, dos associados titulares, para a construção da Cassems ao longo desses 22 anos.
“Sempre foi e sempre será fundamental para que a Cassems continue crescendo, se desenvolvendo e oferecendo aos servidores e aos nossos familiares a melhor assistência à saúde. Foi assim que nós nos transformamos no maior plano de saúde do Estado, no melhor e no mais justo, então isso com certeza é uma celebração de todas as conquistas que nós alcançamos ao longo desses 22 anos”.
Ayache pontua qual elemento será fundamental para cumprir com os compromissos firmados com os beneficiários do plano. “Teremos uma enorme responsabilidade nos próximos quatro anos. A nossa união nos levará a um patamar ainda melhor do nosso plano de saúde. Agradeço a confiança e a participação de todos durante esse dia de comemoração”, comemora Ayache.
Entre os projetos da gestão para o próximo quadriênio está a telesaúde, uma alternativa importante que pretende ampliar o acesso de beneficiários do interior à assistência médica, mantendo assim o acompanhamento e tratamento de pacientes.
O período de votação encerrou às 18h e a partir de então, a Comissão Eleitoral da Cassems dará início a apuração dos votos. As parciais podem ser acompanhadas nas mídias sociais da Caixa dos Servidores. Já a posse dos membros eleitos será realizada na Assembleia Geral Ordinária do mesmo exercício, de acordo com o disposto no Estatuto da Cassems.
(Por Tathiane Panziera e Fernanda Palheta, da assessoria – Fotos: Messias Ferreira)