Benefício do governo permite que jovens viagem de graça

Muita gente não sabe, mas existe um benefício do governo pouco divulgado na mídia que permite que jovens brasileiros viagem de graça pelo país.

Estamos falando do ID Jovem – programa do governo federal que possibilita que jovens entre 16 e 29 anos, além de viajar de graça, tenham descontos em cinemas e muito mais.

Cerca de 3,2 milhões de brasileiros já emitiram suas “Identidades Jovens” para ter direito aos incríveis benefícios. Continue lendo para descobrir mais detalhes sobre a carteirinha do ID Jovem, quem tem direito e como solicitá-la.

Além de viagens interestaduais com descontos incríveis ou até mesmo totalmente gratuitas, o ID Jovem dá direito à meia-entrada em eventos culturais, artísticos e esportivos, como cinemas, teatros, circos, shows e muitos outros.

O programa, criado pelo governo em 2016, tem o intuito de aumentar o acesso de jovens entre 16 e 29 anos à cultura nacional.

No caso das viagens interestaduais de ônibus, são reservadas, por viagem, duas passagens totalmente gratuitas destinadas a portadores do ID Jovem. Caso esgotem, mais dois lugares poderão ser adquiridos com desconto de 50% no valor total da passagem.

O programa, pouco divulgado pela mídia para a população, conta com 430 mil carteirinhas ativas em todo o Brasil. Emite-se o documento pela Secretaria Nacional da Juventude de maneira totalmente gratuita. Para participar, é necessário atender aos requisitos que o Governo estabelece.

Quem pode aderir ao programa? – Para se inscrever no ID Jovem, é necessário atender a alguns requisitos. Veja quais:

  • Ter entre 15 e 29 anos;
  • Fazer parte de família com renda mensal de até 2 salários mínimos;
  • Estar inscrito no CadÚnico (Cadastro Único) com as informações atualizadas.

Você pode acessar este link para verificar se seu cadastro no CadÚnico está atualizado. Caso não esteja, as atualizações podem ser feitas pelo próprio site. Se preferir, procure a unidade mais próxima do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) para fazer a atualização ou se cadastrar no programa.

(Por Bruna Machado, do SCD)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *