Black Friday deve movimentar mais de R$ 400 milhões este ano em Mato Grosso do Sul
Ao todo, foram entrevistadas 1.981 pessoas, entre 4 e 11 de novembro, nos municípios de Campo Grande, Dourados, Ponta Porã, Coxim, Bonito, Corumbá, Ladário e Três Lagoas. De acordo com a pesquisa, entre os produtos mais desejados pelos consumidores, os segmentos de móveis, eletrodomésticos e eletrônicos lideram o ranking com 47,32% da intenção de compra. Em segundo lugar, aparecem roupas, calçados e acessórios, com 29,19%, seguidos por notebooks e computadores, com 9,06%.
Outro destaque é a forte preferência pelo comércio local: 82,38% das pessoas pretendem realizar as compras presencialmente, em lojas físicas. Segundo o analista-técnico do Sebrae/MS, Paulo Maciel, isso reflete a preferência por experiências de compra, sendo uma oportunidade para o empresário ampliar as vendas e uma chance de os consumidores adquirirem produtos essenciais ou desejados com preços mais acessíveis.
“É importante que os empreendedores ajustem os estoques e estratégias de marketing para atender essa demanda diversificada. Considerando também que, a maioria dos clientes pretendem ir até a loja, um atendimento de qualidade é essencial. Quanto aos consumidores, é interessante acompanhar o histórico dos preços dos produtos desejados com antecedência por meio de comparadores de preços, para que na data, possa identificar se o desconto oferecido é realmente vantajoso, ou se os produtos já estiveram mais baratos em períodos anteriores”, esclarece Maciel.
A economista da Fecomércio MS, Regiane Dedé de Oliveira, ressalta que a Black Friday é um período importante para o comércio, principalmente, por anteceder ao Natal e ser visto por muitos consumidores como uma oportunidade de iniciar a aquisição de presentes por valores mais acessíveis.
“Os consumidores costumam aguardar os preços atrativos da Black Friday para adquirir itens que já vinham acompanhando, como eletrodomésticos ou aparelhos eletrônicos. Essa é uma data importante que fomenta o comércio, mas é fundamental que o consumidor esteja atento e verifique se os descontos realmente correspondem às expectativas”, expôs Regiane.
Mais informações podem ser obtidas por meio da Central de Relacionamento, no número 0800 570 0800. (Por Natalie Malulei)