Brasil celebra o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência
O país celebra hoje (21) o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência. A data foi criada em 2005 com o objetivo de chamar a atenção para a importância da retirada de obstáculos que impedem a inclusão das pessoas com deficiência na sociedade.
O censo de 2010 apontou que são 45 milhões de brasileiros, um quarto da população, com algum tipo de deficiência. O senador Paulo Paim (PT-RS) disse que a pandemia mostrou, mais do que nunca, a importância de um dia nacional de luta para a Pessoa com Deficiência.
“As desigualdades e dificuldades que atingem a pessoa com deficiência foram escancaradas na pandemia. E por isso a sensibilidade universal se torna ainda mais necessária. Falo, por exemplo, do acesso aos recursos tecnológicos, indispensáveis ao estudo e ao trabalho”.
Paulo Paim, autor da proposta que deu origem, em 2015, ao Estatuto da Pessoa Com Deficiência, também chamada de Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa Com Deficiência, afirmou ainda que a legislação está sob ataque.
“Em quase 30 anos de existência, a chamada lei de cotas para pessoas com deficiências nunca sofreu tantos ataques como agora. Alegam que as empresas não encontram pessoas com deficiência com qualificação profissional. Isso não é verdade. E se for o caso, é só contratar e qualificar, como muitos setores estão fazendo”.
A Lei de Inclusão de Pessoas com Deficiência trata, além de cotas em empresas, do atendimento prioritário em serviços públicos, do desenvolvimento de tecnologias assistidas, do direito a uma cidade, prédios, estádios, cinemas, meios de transporte e ambientes de trabalho acessíveis.
A luta continua
Por meio de nota, a Federação Nacional das Apaes, ouApae Brasil, a maior rede de apoio às Pessoas com Deficiência Intelectual ou Deficiência Múltipla ressaltou a importância da data:
“Hoje celebramos o Dia Nacional da Luta das Pessoas com Deficiência. A data foi instituída para comemorar e reforçar a importância de debater as propostas e políticas públicas que visam integrar essas pessoas à sociedade, de forma igualitária. A Apae Brasil agradece e homenageia cada um dos profissionais e familiares que estão conosco na luta pela participação social em igualdade de condições. Feliz Dia Nacional da Luta das Pessoas com Deficiência. Continuaremos lutando!” (Fonte: Jornal Voz Ativa)