Caarapó vai receber investimentos da Sanesul e do Governo do Estado

O Governo do Estado, por meio da Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul), vai modernizar e ampliar a cobertura de esgotamento sanitário de Caarapó.

O vice-governador José Carlos Barbosa (Barbosinha), em agenda oficial na cidade, assinou duas autorizações do processo de licitação de obras de esgoto.

As duas licitações compreendem um grande investimento para melhorar o sistema de coleta e tratamento do esgoto da cidade. Estão previstos R$ 25,9 milhões de reais, ainda conforme o processo licitatório, para obras de ampliação e pré-operação da ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) com incorporação de sistema avançado de remoção de carga orgânica, e a construção de uma nova ETE ( com capacidade de processar 60 litros por segundos), maior e mais moderna, ao lado da existente.

Além disso, será ampliada em 25,8 km a rede de coleta nos bairros com mais  1.402 ligações domiciliares, um total de R$ 7,6 milhões em obras.

É uma ampliação de cobertura de esgotamento que vai colocar Caarapó na lista de cidades universalizadas, ou seja, muito em breve, cem por cento das moradias e comércios terão o esgoto coletado e tratado pela empresa Sanesul.

Esses e outros investimentos estão no planejamento estratégico estabelecido pelo governador Eduardo Riedel e pela Sanesul, com recursos garantidos do programa Avançar Cidades para as melhorias dos sistemas de saneamento.

Este é um dos maiores investimentos em saneamento já realizados na história do município.

A assinatura ocorreu na presença de autoridades estaduais e municipais entre eles, André Nezzi (prefeito de Caarapó) e Helio Peluffo (Secretário de Estado de Infraestrutura e Logística).

Governador em exercício entrega obras em Caarapó e autoriza ampliação da rede de saneamento

O gerente da regional Naviraí, Marcelo Piell, representou o diretor-presidente da estatal, Renato Marcílio. Novamente, Barbosinha destacou a proximidade do Governo do Estado com os municípios, e os esforços para que o saneamento básico esteja disponível em cada moradia ou comércio, atingindo a meta da universalização no Estado.

Área de cobertura – A área de cobertura do esgoto é de 62% e o objetivo é Mato Grosso do Sul antecipar a meta estabelecida pelo novo marco legal do saneamento que prevê a universalização do sistema até 2033.

Entre as cidades com a área de cobertura avançada estão Alcinópolis (99%), Santa Rita do Pardo (99%), Tacuru (99%), Três Lagoas (99%), Paranaíba (98,36%), Japorã (96,76%), Bonito (96.13%), Ponta Porã (94,09%), Por Murtinho (92,29%), Dourados (85,07%), Chapadão do Sul (84,39), Ribas do Rio Pardo (83,91) e Jateí (83,15%).

(Da assessoria)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *