“Café com prosa” com idosos do Conviver abre ano de acolhimento e inclusão em Jateí
A Prefeitura de Jateí já deu início às atividades de integração e convívio social do Projeto Conviver, com olhar especial à pessoa idosa. A Secretaria Municipal de Assistência Social começou no dia 30 de janeiro a receber a clientela assistida para mais um ano de inclusão e acolhimento em Jateí.
O começo do ano do Conviver de Jateí começou com a atividade “Café com Prosa”, uma roda de conversa com os idosos e idosas na sede do município, no distrito de Nova Esperança e no Assentamento Gleba Nova Esperança. Depois da recepção com delicioso café da manhã, a equipe realizou palestras e brincadeiras, incluindo dicas de saúde, alimentação e qualidade de vida.
Conforme a secretária Antonia Marcília da Silva, o Projeto Conviver realiza toda semana atividades físicas, hidroginástica e volei adaptado. As rodas de conversa e o baile acontecem quinzenalmente, como forma de integrar e fortalecer a relação comunitária e social.
Além dos eventos, a equipe da Prefeitura também faz visitas em domicílio e ainda acompanhamento da Assistência Social para ver como estão as pessoas que mais precisam de atenção nesta etapa da vida. Para garantir vida ativa à terceira idade, a Prefeitura tem parceria com o Senar para realização de cursos e oficinas para formação, principalmente na área de alimentação.
Na Semana Santa, ocorre a entrega gratuita de peixes, panetones no Natal e ainda tem as comemorações temáticas de carnaval, dia das mães, dos pais e a tradicional festa junina. O Conviver também programa viagens e incentiva a dança, canto coral, artesanato e a atividade esportiva.
A defesa e proteção social da pessoa idosa com palestras e orientações contra a violência e golpes também é ação permanente de Jateí para proteger seus idosos. “Enquanto Deus me der vida e saúde, não descansarei na luta para garantir que os jateienses, de todas as idades, tenham qualidade de vida e dignidade humana”, afirma o prefeito Eraldo Jorge Leite.