Câmara de Rondonópolis trabalha na prevenção da saúde do homem
A programação contemplou a realização de palestras sobre prevenção do câncer de próstata, aferição da pressão arterial, teste de glicemia e entrega de preservativos no período da manhã e corte de cabelo e barba à tarde.
De acordo com o servidor Niko Queiroz, coordenador pedagógico e de projetos especiais da Escola do Legislativo, em um ano onde a saúde se destacou mundialmente, o ‘Novembro Azul’ chegou para reafirmar a importância de falar sobre a saúde do homem. Além disso, para chamar a atenção para a importância da prevenção.
De acordo com o Ministério da Saúde, o câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais incidente na população masculina em todas as regiões do país, atrás apenas dos tumores de pele não melanoma. No Brasil, estimam-se 71.730 novos casos de câncer de próstata por ano para o triênio 2023-2025. Atualmente, é a segunda causa de óbito por câncer na população masculina, reafirmando sua importância epidemiológica no país.
O presidente da Câmara Municipal, vereador Júnior Mendonça (PT), aproveitou a oportunidade para alertar todos os servidores do Legislativo quanto a esses dados do Ministério da Saúde e da importância de que cada um faça sua parte, buscando atendimento médico de prevenção.
Durante o período da tarde todos os servidores tiveram um momento de cuidados pessoais através dos serviços ofertados de forma gratuita pelo vereador Caza Grande (DC), que é profissional no ramo de barbearia e que gentilmente cedeu seus colaboradores para atender o público masculino da Câmara Municipal de Rondonópolis que aproveitou para fazer barba e cabelo.
(Da assessoria)