Campanha contra a dengue e outras doenças nas ruas e nas casas de Jateí
A Prefeitura de Jateí está mobilizada contra os perigos da dengue e outras doenças. Uma campanha foi deflagrada pela Secretaria Municipal de Saúde de Jateí e coordenada pela gerência endemias, Os trabalhos estão sendo realizados em forma de mutirão e consiste em eliminar os depósitos propícios para a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da doença.
Unidos na guerra contra o mosquito, o mutirão envolve a equipe de Agentes de Combate a Endemias e Vetores e a Secretaria de Infraestrutura, com ações na sede do município, no distrito de Nova Esperança e no Assentamento Gleba Nova Esperança.
O mutirão consiste em visitas em todas residências e terrenos baldios, com a equipe retirando dos quintais tudo que pode acumular água, como: plástico, latas, sacolas, garrafas, pneus, papéis, lonas, etc., e aproveitam também para orientar os moradores da importância de manter o quintal sempre limpo.
Elias Ferreira Rocha, gerente da Vigilância Epidemiológica, Sanitária e Endemias, ressalta que esta é uma campanha preventiva. Ele cita o fato de Jateí ainda não ter casos da doença, sendo que a campanha tem o objetivo de orientar a população e que a guerra contra o mosquito não pode parar.
A mobilização é necessário para que sejam eliminados todo e qualquer objeto que possa favorecer para o foco de proliferação do mosquito. “Estamos sempre na luta contra o mosquito, mas é de suma importância a participação ativa da população para que não deixem água parada nem locais propícios para acúmulo”, observa Elias Ferreira.
A Secretária Municipal de Saúde fez questão de reforçar que a intenção é manter o índice zero, com um trabalho ativo da equipe responsável que com frequência estão atentas com as visitas domiciliares, informativos de conscientização e prevenção de alerta a população.
(Da assessoria, com redação)