Campo Grande prepara dia da inclusão
O município de Campo Grande já começou mobilizar com vistas ao Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, celebrado em 21 de setembro. a exemplo de 2017, serão convocadas pessoas e entidades para manifestação em praça pública, além de exposições de ações e trabalhos desenvolvidos nas mais diferentes áreas, sempre com base na atenção e inclusão. O site lupanews.com.br já está inserido nesta articulação e sua direção pretende transformá-lo no veículo de comunicação referência para o evento.
Em 2017, mais de mil pessoas participaram do evento, celebrado no coração da capital morena do Brasil, na praça Ary Coelho. No Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, o prefeito Marquinhos Trad lançou o “Programa, Deficiente, Eficiência e Auto Produtivo”, que conta com a participação de diversas secretarias e dá oportunidade de emprego a pessoas com deficiência, possibilitando a inclusão no mercado de trabalho. “Independente de qualquer situação física ou mental, todas as pessoas vão encontrar amparo nessa administração”, destacou o prefeito.
O prefeito ainda aproveitou para lembrar que, David Marques, que perdeu os movimentos das pernas está na Coordenadoria da Pessoa com Deficiência. “Agora ele está trabalhando e recente formou em administração pública e está desenvolvendo um bom trabalho frente a coordenadoria. Nós da prefeitura vamos corrigir os erros do passado com o que foi injusto. A partir de agora, formular políticas públicas para que as pessoas com deficiência tenham mais acessibilidade em nossa Capital”, disse Marquinhos. A data O Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência foi instituído por iniciativa de movimentos sociais, em 1982, e oficializada por lei no ano de 2005. De acordo com o Censo 2010, mais de 45 milhões de brasileiros têm pelo menos um tipo de deficiência, representando quase um quarto da população.
Campo Grande tem aproximadamente 200 mil pessoas pessoas com Deficiência, segundo projeção do IBGE. “A data serve para chamar atenção, novamente, para a inclusão das pessoas com deficiência. A prefeitura de Campo Grande, por meio da Coordenadoria de Apoio à Pessoa com Deficiência da subsecretaria de Defesa dos Direitos Humanos, tem atuado efetivamente na articulação com as demais secretarias, no sentido de promover o protagonismo desse público”, disse o coordenador da Caped, David Marques.