Capoeira: Livro de Adinéia Leme transcende as fronteiras de Mato Grosso

 

Apresentação da tese e lançamento do livro em Assunção, capital do Paraguai

O livro Capoeira: da Senzala à Imaterialidade: As Vivências dos Mestres e a História da Capoeira em Mato Grosso, da Professora Drª. Adinéia Leme, transcende as fronteiras de Mato Grosso.

Do lançamento até agora, os frutos foram sendo colhidos, com uma ótima aceitação ao longo desses 10 meses, não só pelo segmento da capoeira, mas também por segmentos da educação, cultura e turismo.

Instituições oficiais no estado, reconhecendo essa importante obra, firmaram parcerias para expor a obra em eventos e festas. Diversas viagens pelo interior de Mato Grosso foram realizadas pela autora, a fim de divulgar o livro. A mesma afirma que está valendo à pena, pois pensa que a obra não pertence a ela e sim a todos os que contribuíram direta e indiretamente com a capoeira no estado, no Brasil e no mundo.

E, assim, a obra transcendeu as fronteiras do nosso estado, fortalecendo e divulgando a ideia de reconhecimento da capoeira de Mato Grosso. A Professora Adinéia Leme lembra também, que hoje a obra encontra-se disponível para consulta na Biblioteca do Congresso Americano (Library of Congress), outra relevância foi a divulgação no 30º Simpósio Nacional de História, que ocorreu na Cidade de Recife (PE), em julho de 2019.  Outro ponto crucial para o sucesso e aceitação foi a participação da professora em diversos eventos de capoeira realizados pelos grupos da capital e do interior.

E, para iniciar os trabalhos na divulgação, participação e expansão da obra literária, a autora volta, no início de 2020, à Assunção no Paraguai, agora como Professora Doutora convidada pela Universidade Del Sol, a fim de apresentar o resultado da publicação de sua tese, quando aluna do Doutorado naquele país. Os lançamentos dos livros ocorreram no Hotel Guarani, no dia 18 de janeiro de 2020.

A saga prazerosa da autora continua. No final de janeiro de 2020, participa como convidada de um importante evento de nível Internacional, o III ENCA MUZENZA na Universidade Federal do Paraná, com o apoio da Faculdade de Educação, evento este que teve como objetivo incentivar a participação dos praticantes do capoeira e áreas afins de atividades de pesquisa, visando complementar sua formação, enriquecendo sua visão literária e incentivar a produção de conhecimento da temática capoeira.

No decorrer das atividades do III ENCA MUZENZA foram apresentados trabalhos voltados à pesquisa sobre capoeira, por capoeiristas e pesquisadores do Brasil e de outros países, como Inglaterra e Equador. Estavam presentes vários mestres de capoeira do Brasil e do exterior, filiados daquele grupo e de outros, como os mestres Itapuã (Salvador – BA), Suíno (Goiânia-GO), Cesar (São Paulo – SP), Tigre (Florianópolis-SC), Tony Vargas (Rio de Janeiro-RJ), Burguês (Curitiba-PR), Sanhaço (São Luís – MA), Barrão (Recife-PE), Levi (RJ), dentre tantas outras importantes lideranças da Capoeira regional.

O ENCA Muzenza aconteceu no auditório da Faculdade de Educação Física, com presença maciça de vários segmentos. Foram apresentados 17 (dezessete) trabalhos e, dentre eles, CAPOEIRA: DA SENZALA À IMATERIALIDADE, da autora representante de Mato Grosso, a professora doutora Adinéia Leme.  Além da autora, esteve presente no evento o presidente da Federação Mato-grossense de Capoeira, Jarbas Sokolowski, que também pertence ao Grupo Muzenza de Capoeira e tem seus trabalhos desenvolvidos na cidade de Sorriso-MT. O presidente manifestou alegria e parabenizou a representatividade da autora durante esse relevante evento para o segmento de pesquisa da capoeira do estado de Mato Grosso.

A professora Adinéia Leme diz que está muito feliz de ter participado desse relevante evento no Paraná. “Isso mostra que os nossos trabalhos em favor da capoeira estão cada vez mais consistentes e fortalecidos, colhendo os frutos e conhecendo novas pessoas, criando uma rede de amizades ligadas ao mundo da capoeira, expandido o meu sonho, que é divulgar a capoeira de nosso estado, sempre aprendendo mais sobre ela”, comentou Adinéia no encerramento das atividades, em Curitiba.

O trabalho apresentado pela autora ficou entre as 3 (três) obras mais relevantes do encontro, com isso os objetivos foram alcançados, afirma autora. Adinéia Leme é graduada em História pela UFMT (Universidade Federal de Mato Grosso), tem Mestrado e Doutorado em Ciência da Educação pela Universidade San Carlos – Assunção – Paraguai e é professora da rede pública do Estado de Mato Grosso.

Dentro desse cenário de magia e da arte de fazer amizades, que é algo comum da capoeira, o livro passou a integrar A Casa Acervo de Capoeira do Mestre César de São Paulo.

 

One thought on “Capoeira: Livro de Adinéia Leme transcende as fronteiras de Mato Grosso

  • 13/02/2020 em 8:31
    Permalink

    Sensacional, excelente obra da Profa. Adinéia, que integrei ao minha biblioteca, da Casa Acervo de Capoeira. Recomendo !

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *