CAPTAÇÃO DE CORAÇÃO, FÍGADO, RINS E CÓRNEAS REÚNE PROFISSIONAIS DE MS E DISTRITO FEDERAL

Órgãos captados foram para o Distrito Federal e São Paulo

Um trabalho coletivo na terça-feira, dia 29, garantiu a famílias do Distrito Federal e São Paulo a oportunidade de fechar o ano de 2020, que foi tão complicado, com sorriso no rosto. Isso porque nesta terça-feira a Equipe da Organização de Procura de Órgãos (ODO) da Santa Casa de Campo Grande realizou mais uma captação de órgãos e tecidos. Foram captados rins, coração, fígado e córneas de uma paciente que sofreu no dia 25 passado um acidente que resultou em traumatismo cranioencefálico, evoluindo ontem para morte encefálica.

O trabalho de captação dos rins foi coordenado pelo médico Adriano Lyrio, da Santa Casa. O coração foi captado por Murilo Teixeira Macedo e o fígado por Gabriel Oliveira Cajá, médicos vindos do Distrito Federal para a realização do procedimento.

“ É sempre muito emocionante participar de um processo como esse. Doar órgãos é o mesmo que doar esperança e hoje várias famílias ter uma nova oportunidade ” , ressaltou a enfermeira Paolla Costa Bulher Cabrera Cavalcanti, que participou da captação e agradeceu em nome da equipe da OPO. “Nossa equipe fez todo o acompanhamento, tanto da captação, quanto da família doadora. Foi um ano importante para nosso trabalho e ficamos felizes com o resultado. Sabemos que muitas famílias protegidas, mas outras também ganham uma nova oportunidade ” , complementou.

Neste ano, na Santa Casa de Campo Grande, foram 34 captações e foram doados 60 rins, 1 pulmão, 18 fígados e 5 corações. As córneas conhecidas no Banco de Olhos da Santa Casa, já os rins direito e esquerdo foram para São Paulo em voo comercial da Gol. O coração e o fígado foram para o Distrito Federal em voo da Força Área Brasileira. (Assessoria)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *