Casa Paraguaia de Dourados tem metade das obras previstas já executadas
As novas obras da Casa Paraguaia de Dourados já estão com praticamente 50% executadas, dentro do projeto de reforma e ampliação de sua sede própria, localizada na Avenida Indaiá. Após a troca de todo o piso do salão de festas e também da reformulação da parede lateral, os trabalhos se concentram na fase de colocação de pré-moldados na parte frontal, que passará a ser a fachada do prédio. Após o fechamento de todas as paredes, o muro será derrubado, o que deverá acontecer em janeiro do ano que vem.
Celino Ramos Ximenez, presidente da Associação da Colônia Paraguaia, disse que a expectativa é que a obra seja concluída no ano que vem, permitindo que o Dia do Povo Paraguaio, comemorado em 14 de maio, seja realizado já na “nova” sede.
Para que a revitalização se torne realidade, estão sendo feitos investimentos, de R$ 1,8 milhão, oriundos do Governo do Estado, por meio da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul. Os recursos foram articulados pelo deputado federal Geraldo Resende (PSDB-MS), ainda no período em que era secretário estadual de Saúde.
O prazo contratual de construção é de 12 meses, ou seja, pelo contrato com o governo do Estado, a obra deverá ser entregue em julho de 2025, porém a expectativa é que aconteça dois meses antes.
“Os repasses do governo do Estado estão acontecendo dentro do cronograma, e os trabalhos também”, afirma o tesoureiro da entidade, Sérgio Lemes da Rosa.
Modernização
Com o objetivo de modernizar a estrutura atual da sede da Casa Paraguaia, que perdurou por mais de 20 anos, as obras vão resultar numa fachada totalmente atual, e espaços mais amplos e adequados para atividades de caráter cultural e comemorativo.
As obras envolvem as seguintes reformas: cobertura, banheiros masculino e feminino, cozinha, bar e área da churrasqueira, piso, forro e revestimento. O camarim também está sendo reformado e um novo banheiro, com acessibilidade, está sendo construído.
O salão de festas, que até então era um barracão com as laterais abertas, será fechado, e um novo mezanino, com área administrativa, será implantado. Será construído um acesso com bilheterias, bem como haverá reforma geral de pisos e revestimentos, além de implantação de paisagismo e de estacionamento. (Por Ricardo Minella)