Cassems realiza 3º Encontro de Regulação para aprimorar o atendimento aos beneficiários
A Caixa de Assistência dos Servidores do Estado de Mato Grosso do Sul (Cassems) realizou, na segunda-feira (07), o 3º Encontro da Central de Regulação de Vagas. A Central é responsável pelo deslocamento de pacientes via ambulância da Rede Própria da Cassems entre as unidades do plano de saúde com segurança. O evento teve a participação de profissionais da capital e do interior, para dialogar sobre melhorias no atendimento aos beneficiários.
A diretora de Assistência à Saúde da Cassems, Maria Auxiliadora Budib, explica que a ferramenta é importante para agilizar os processos de deslocamento de pacientes e levá-los com atenção e cuidado para a Unidade em que serão atendidos.
“Organizamos o nosso trabalho em fluxos onde a rede própria é necessária. Com a Central, temos orientação sobre onde nossos pacientes estão e para onde podemos encaminhar. Então, temos uma equipe que dá esse suporte para os 10 hospitais da Caixa dos Servidores alocados no estado. Na pandemia, principalmente, esse sistema foi muito necessário para orientarmos os nossos pacientes para os melhores desfechos clínicos”.
O enfermeiro do Hospital Cassems de Coxim, Lucas Felipe, salienta que a criação da Central foi de suma importância para a sua região, que tem como referência o Hospital de Campo Grande, há apenas 50 quilômetros, e, desde então, desloca pacientes com rapidez e cautela, quando necessário. “Esses encontros são benéficos para todos, a unidade da Caixa dos Servidores do município de Coxim utiliza muito esse serviço e, ao encontrar com os colegas de trabalho que nos atendem no dia-a-dia, adquirimos afinidade e isso nos ajuda a agilizar os processos”.
De acordo com Israel Dias dos Santos, gerente do Hospital Cassems de Corumbá, a diferença trazida pela Central de Regulação de Vagas é perceptível nas estatísticas de deslocamentos realizados com sucesso. “Hoje, diminuímos muitos problemas que tínhamos em relação à espera do paciente e ocupação dos leitos. Estamos aqui para aprimorar os nossos conhecimentos sobre a regulação de vagas, principalmente no interior”.
Para o gerente do Hospital Cassems de Nova Andradina, Eliezer Branquinho, a Central de Regulação de Vagas é fundamental para o fortalecimento da Rede Própria da Cassems. “Esse é um evento importante especialmente para nós do interior, pois utilizamos bastante os hospitais que possuem maior suporte. Com isso, temos um relacionamento interpessoal para dialogar sobre vagas de alta complexidade, atender o nosso paciente com mais agilidade e otimizar o nosso serviço”.
Ricardo Ayache, presidente da Cassems (falando aos presentes na foto em destaque), enfatiza que a Central de Regulação é fundamental para distribuir os pacientes de acordo com a necessidade e demanda existente nos diversos municípios. “Essa Central é fundamental, pois conseguimos discutir e construir com nossos gerentes e responsáveis técnicos de Enfermagem uma forma de uniformizar a disponibilidade de vagas e, com certeza, as medidas que tomamos hoje e vamos tomar nas próximas semanas darão mais segurança e agilidade na hora de uma necessária transferência”. (Da assessoria)