Centro de Reabilitação de Dourados já começou atendimento a pessoas com deficiência

Tiveram início na segunda-feira (18) os atendimentos no CER II – Centro Especializado em Reabilitação, situado nas proximidades do bairro Terra Roxa, em Dourados. Inicialmente, estão sendo atendidas pessoas com deficiência física; a partir de janeiro, serão ofertados tratamentos para pessoas com deficiência visual.

A unidade é administrada pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Dourados, por meio de convênio com o Município, e conta com o apoio do Governo do Estado, por intermédio da Secretaria Estadual de Saúde (SES). Os pacientes são pessoas residentes em Dourados ou em municípios da região.

De acordo com Juliana Medeiros, gerente de Rede de Cuidados da Pessoa com Deficiência da SES, já estão sendo ofertados serviços de ortopedia, fisioterapia, terapia ocupacional, fonoaudiologia, assistência social e psicologia. A partir de janeiro, para atender as pessoas com deficiência visual, o local contará com a especialidade de oftalmologia.

“A partir desta segunda-feira, estamos recebendo os os pacientes de Dourados, que foram encaminhados depois de passarem por uma Unidade Básica de Saúde (posto de saúde). Já a partir da semana que vem, os moradores desta microrregião também passarão a ser encaminhados para o CER/Dourados, que será referência para os usuários do SUS”, explica Juliana Medeiros.

Após a consolidação desse atendimento, existe a possibilidade de o CER/Dourados passar para a modalidade III, caso incorpore, nos próximos meses, acompanhamento na área auditiva. Para isso, serão necessários novos investimentos na ampliação do prédio e na compra de equipamentos específicos.

Recursos

O CER/Dourados é a consolidação de uma luta do deputado federal Geraldo Resende, que viabilizou os recursos para a construção – R$ 2,5 milhões – no ano de 2012, ao incluir Dourados no Programa “Viver sem Limites”, do Ministério da Saúde; e mais R$ 1 milhão, em 2017, para a compra dos equipamentos.

A conquista é resultado também da articulação da antiga Associação Alecrim (hoje desativada), ao fazer o pedido junto ao parlamentar, que, além dos recursos, conseguiu a adesão do Município, o qual doou o terreno onde o prédio foi construído. Na ocasião, o Conselho Municipal das Pessoas com Deficiência também fez gestões junto ao parlamentar.

“Estou muito feliz, porque a partir desta data, vamos diminuir bastante o sofrimento de pessoas que, com diversos tipos de deficiência, tinham que se deslocar de Dourados até Campo Grande para poderem receber o tratamento necessário. O início dos trabalhos é uma vitória, mas vamos continuar atuando para que possamos, gradativamente, ampliar os serviços prestados por esse Centro”, destacou, na manhã de hoje, o deputado federal Geraldo Resende. (Foto: Ricardo Minella)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *