Chuva invisível: Água cai, mas evapora antes de tocar o solo de Cuiabá
O raro fenômeno da chuva virga, ou como é conhecida chuva invisível, era previsto durante a quarta-feira em Cuiabá. Nesse episódio, a água cai das nuvens, mas não chega a tocar o chão. A Previsão do Clima Tempo era de 90% de probabilidade de uma chuva de três milímetros, na quarta-feira (11), na capital.
Segundo o tenente-coronel e assessor de proteção da Defesa Civil, Paulo Selva, essa chuva não ameniza o calor. “Com essa quantidade mínima a água não chega tocar o solo. Devido à temperatura acaba evaporando no ar”, explica Selva.
A água fica em forma de listras que se estendem de baixo das nuvens. Se a temperatura for muito elevada, o processo de evaporação pode ocorrer logo depois de deixar as nuvens. Esse fenômeno costuma acontecer em regiões desérticas, ou com baixa umidade e temperatura elevada, que é o caso de Cuiabá.
O Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec), que pertence ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), apontou que a umidade relativa do ar chegou a 9% na tarde desta quarta-feira. Os termômetros registraram a mínima de 24 graus e a máxima de 42 graus, com 90% de chances de chover, segundo o Clima Tempo.
(Por Maju Souza, do Reporter MT)