Cidadania para a mulher ocupante de cargo público em MS é aprovada em 1ª discussão

Os deputados estaduais da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) analisaram e aprovaram quatro matérias, durante a Ordem do Dia de terça-feira (20), entre elas, em 1ª discussão, o Projeto de Lei 29/2022, de autoria da deputada Mara Caseiro (foto), que prevê a criação do Estatuto da Mulher Parlamentar, no âmbito do Estado de Mato Grosso do Sul. A matéria segue para análise em 2ª discussão.

Mara Caseiro agradeceu a aprovação da constitucionalidade da matéria e ressaltou os objetivos do projeto. “Um dos objetivos é eliminar qualquer tipo de violência ou assédio, assegurando direitos iguais entre parlamentares homens e mulheres, e ainda garantir o pleno exercício de seus direitos políticos, gerando condições que contribuam para a igualdade entre as mulheres”, explicou.

O deputado Zeca do PT (PT) parabenizou o tema do projeto de lei em tramitação na ALEMS. “Isso demonstra a sensibilidade política e coragem dela de encarar de frente um problema nacional, regional e recorrente no Parlamento”, considerou.

A deputada Gleice Jane (PT) afirmou que não é um ato tranquilo para a mulher estar na política. “Quando a gente se dispõe a estar nestes espaços, precisamos do mínimo de garantia, as vezes precisamos falar mais alto para sermos ouvidas, e os nossos discursos ainda são silenciados nesse espaço da política”, declarou.

Por fim, o deputado e presidente da Casa de Leis, Gerson Claro (PP), fez um pedido aos demais parlamentares. “Gostaria que esse projeto avançasse na tramitação e fosse aprovado ainda no mês de março, em alusão ao Dia Internacional da Mulher”, concluiu.

(Da assessoria) 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *