Cidadania: Peritos papiloscopistas de MS participam de mutirão nacional
Peritos papiloscopistas de MS participaram neste sábado (2), em Campo Grande, do Mutirão Brasil, evento de ação social para levar dignidade e cidadania para quem mais precisa. A ação aconteceu no Jardim Itamaracá – região do Grande Universitário – e os moradores receberam os mais diferentes tipos de atendimentos. No local, os peritos papiloscopistas realizaram o trabalho técnico especializado para emissão de Carteira de Identicação, junto com trabalhadores terceirizados.
O mutirão em Campo Grande é parte de um movimento nacional, de iniciativa do Sistema Brasileiro de Televisão (SBT) e os peritos papiloscopistas estiveram trabalhando sob a coordenação do diretor do IIGP, Marcio Cristiano Paroba e do coordenador de divisão, Daniel Freitas. A direção do Sindicato dos Peritos Papiloscopistas de MS (Sinpap/MS) destaca a participação da categoria na ação social. “Parabéns aos colegas que desempenharam esse importante papel na garantia da cidadania da população sul-mato-grossense”, enaltece a presidente Danielle Bueno.
De acordo com Danielle, os peritos papiloscopistas de MS tem participado de outras ações semelhantes, ajudando a promover a identificação e inclusão de uma boa parcela da população que ainda é carente de serviços básicos. “Estamos participando dos mutirões para garantir cidadania às pessoas, nas mais diferentes regiões do Estado. O próximo trabalho de ação social dos peritos papiloscopistas de MS será a participação no mutirão da Justiça Federal de 11 a 15 de setembro para atender moradores das aldeias indígenas de Aquidauana”, destaca a presidente, além do “dia D da identificação” que vai ocorrer em Outubro e será uma ação simultânea nos Municípios.
Identificação e muito mais – Os Peritos Papiloscopistas são os servidores responsáveis pela Identificação no Estado do MS, fazendo a identificação civil das pessoas. Para quem acha que é só coleta de foto, assinatura e digital, o trabalho não acaba por aí. Depois da coleta biográfica e biométrica, os dados ainda passam por uma criteriosa análise dos peritos Papiloscopistas para verificação de
veracidade, autenticidade dos documentos e qualidade da coleta multibiométrico. “Essa análise posteriori evita por exemplo a ocorrência de fraudes ou duplicidade”, observa a presidente.
Os Peritos papiloscopistas também são os peritos responsáveis por fazer a identificação funcional dos servidores do Estado. Assim como a identificação criminal, retrato falado e exame prosopográfico (descrição da face humana de forma comparativa, evidenciando semelhanças ou diferenças entre duas fotografias nos aspectos físicos gerais e específicos). Os peritos papiloscopistas também são os responsáveis pelas perícias em veículos, documentos, objetos e laboratório, visando a identificação da autoria delitiva. “São peritos que realizam perícias de natureza técnico científica contribuindo para o inquérito policial e para ação penal”, informa Danielle Bueno, citando ainda que os peritos papiloscopistas também são os servidores que realizam a identificação necropapiloscópica (cadavérica). “São muitos segmentos em uma só carreira, a serviço da sociedade sul-mato-grossense”, destaca o Sinpap/MS.