Com 70% dos votos, Danielle Bueno é reeleita no Sindicato dos Peritos e Papiloscopistas de MS
Danielle Bueno Fernandes da Silva (foto) acaba de ser reeleita para a presidência do Sindicato dos Papiloscopistas e Peritos Oficiais de Mato Grosso do Sul (Sinpap/MS). As eleições aconteceram nesta segunda-feira, dia 31, e a chapa liderada por Danielle Bueno recebeu 70% dos votos, em processo realizado de forma on-line. O mandato da nova direção é de três anos (2023/2026).
A principal bandeira de campanha de reeleição da presidente reeleita é o reconhecimento profissional junto ao governo estadual, causa que será mantida neste próximo mandato da nova diretoria. ” O reconhecimento da oficialidade da profissão da categoria perante o Governo do Estado é nossa luta principal e esperamos alcançar esta conquista em breve”, observa a dirigente.
Conforme Danielle, o Supremo Tribunal Federal (STF) já declarou na ADI (Ação Direta de Inconstitucionalidade) 5182/PE, que o perito papiloscopista é um perito oficial de natureza criminal, extinguindo as controvérsias. “As possibilidades foram apresentadas ao Governo do Estado, que encaminhou ao Conselho Superior de Polícia Civil, onde aguarda votação. Também se vislumbra a hipótese de unificação das carreiras periciais da Polícia Civil, vez que ambas carreiras se tratam de atividade fim”, cita a presidente.
De acordo com Danielle, a confiança da vitória na luta pela oficialidade da profissão são os precedentes de outros estados brasileiros que já fizeram este processo. ” A unificação das carreiras periciais não só é licita, como já vem sendo realizada há anos em demais entidades federativas. O Estado do Espírito Santo, por exemplo, fez a unificação no ano de 2017, há cerca de 5 anos, na mesma esteira de entendimento o Estado do Piauí, dentre outros. Justamente por tratar-se de competência estadual, como bem ressaltou a ADI 5182″, observa a presidente.
A presidente do Sinpap/MS pondera ainda que, diante das atuais decisões judiciais e pacificação sobre o tema, o que se vislumbra, inclusive no âmbito nível federal, é um caminho de equidade, e paridade entre as atividades periciais. “É justamente isso o que se espera do Estado do Mato Grosso do Sul”, declara Danielle Bueno.
Nova diretoria: A nova diretoria do Sinpap/MS para o triênio 2023/2026 tem a seguinte composição: Danielle Bueno Fernandes da Silva (presidente), José Bento Corrêa (vice-presidente), Mônica Félix Andrade Nascimento de Oliveira (secretária-geral), Marco Aurélio Cândido Castro Sá (2º secretário), Isabela Teixeira Etto (tesoureira-geral), Regiane da Silva Souza (2ª tesoureira), Liene Penitente Deboni (relações públicas) e Erika Gehre Dantes Torres (assessora de relações públicas).
O Conselho Fiscal eleito é formado por Gisélia Subtil Maldonado, Marcos Gonzales Soares e Ricardo de Werk Filho, tendo como suplentes Ricardo Vizarro Leite, Derlis Ariel Cavalheiro Messa e Maira Gasques Chaves Cappi.
Vídeo/eleição: