Com ação e sessão, Câmara de Rondonópolis abraça o Outubro Rosa
Os vereadores da Câmara de Rondonópolis estão mobilizados em torno do Outubro Rosa, mês dedicado ao combate, prevenção e tratamento do câncer de mama e de cólo do útero, que ainda matam muitas mulheres. Em função deste compromisso, a casa legislativa promoveu o lançamento oficial da campanha no dia 6 de outubro, no plenário do Legislativo (foto).
A sessão de lançamento contou com a participação da Associação de Voluntário de Rondonópolis em Combate ao Câncer (AVROC) e o presidente Roni Magnani destacou em discurso proferido na tribuna da Câmara de Vereadores, que o apoio e atenção a esta causa deve se estender durante todo o ano.
SESSÃO NESTA SEXTA
A Câmara de Rondonópolis, através de iniciativa da vereadora Kalynka Meirelles (Republicanos), realiza nesta sexta-feira (15), às 18h, no Plenário Ulysses Guimarães, sessão solene, em comemoração aos 13 anos de campanha do Outubro Rosa no Brasil.
A solenidade contará com a participação de técnicos e testemunhos de pessoas que venceram o câncer de mama. Medidas preventivas, ações, tratamentos e orientações também serão discutidas entre os presentes.
O movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama, o Outubro Rosa foi criado no início da década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure. A data é celebrada anualmente, com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença; proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.
Segundo o Instituto Nacional do Câncer – INCA, no Brasil, o câncer de mama é o que mais incide entre as mulheres. De acordo com o órgão, só em 2021 devem ser registrados 66 mil novos casos. O Inca também mostra que hoje o principal fator de risco é a idade. Quatro em cada cinco novos casos ocorrem após os 50 anos. (Assessoria, com redação)