Com ampla reforma, Fórum de Itaquiraí tem mais funcionalidade e acessibilidade
A comarca de Itaquiraí celebrou na tarde de quinta-feira (23), a entrega da reforma geral do prédio do Fórum local, contemplando melhorias em acessibilidade, funcionalidade e conforto dos usuários. O evento oficial para a entrega da obra foi conduzido pelo presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, desembargador Sérgio Fernandes Martins, que fez o descerramento da placa ao lado do prefeito de Itaquiraí, Thales Tomazelli, e demais autoridades presentes.
A solenidade também contou com a participação do presidente da Câmara Municipal de Itaquiraí, deputado Carlos Alberto Prado, e outras autoridades do Legislativo Municipal, que acompanharam o dirigente do Poder Judiciário Estadual na visita às instalações do prédio do Fórum, totalmente reformulado após a obra finalizada.
Durante a solenidade oficial, o desembargador Sérgio Fernandes Martins discursou aos cidadãos presentes e destacou que a reforma geral do Fórum, com investimento de R$891.614,54, foi uma iniciativa realizada para atender às demandas da população itaquiraiense e tornar o prédio mais funcional, acessível e confortável para todos aqueles que frequentam o local.
“Ao entregarmos a reforma do Fórum da Comarca de Itaquiraí, celebramos mais do que a renovação de um edifício; reafirmamos nosso compromisso com a qualidade do serviço público e o respeito por aqueles que procuram a Justiça. Compromisso que assumi no dia 1º de Fevereiro de 2023 e que estou concluindo agora em 31 de janeiro de 2025, quando entregarei a administração ao meu sucessor”, exaltou.
“Itaquiraí é um dos fóruns que reformamos, assim como também o fizemos em Dourados, Iguatemi, Aquidauana (que iremos entregar no dia 30 de janeiro), Ribas do Rio Pardo, Itaporã, Fátima do Sul, Três Lagoas, Campo Grande e Sonora. Além de reparos realizados em outras dezenas de prédios do PJMS. Com certeza este espaço, e os outros que citei, agora oferecem mais conforto, funcionalidade e acessibilidade, e isso é resultado de um trabalho coletivo que busca garantir um ambiente digno para servidores e cidadãos”, completou o magistrado.
Sobre a obra – Os serviços realizados incluíram pintura interna e externa, com correção de trincas e fissuras, além da revitalização da fachada. Adequações de acessibilidade foram implementadas, com a construção de rampas de acesso na entrada principal, no Tribunal do Júri, na defensoria e no passeio público, além de melhorias na escada de entrada e instalação de um banheiro acessível.
A cobertura foi totalmente substituída, com a instalação de telhas termoacústicas, que proporcionam maior conforto térmico à edificação. Além disso, as instalações elétricas foram modernizadas, garantindo eficiência e segurança, e serviços diversos foram realizados no prédio, como substituição de esquadrias e revisão de acabamentos, resultando em um ambiente mais funcional e acolhedor para servidores e usuários.
O prefeito de Itaquiraí, Thalles Tomazelli, e o presidente da Câmara Municipal, vereador Carlos Alberto Prado, destacaram a importância da reforma do prédio do Fórum para a comunidade local. Em suas avaliações, ambos enfatizaram que a revitalização do espaço representa um avanço significativo na estrutura de atendimento do Judiciário, proporcionando mais conforto e acessibilidade para a população.
Segundo o prefeito, a modernização do Fórum reforça o compromisso com a melhoria dos serviços públicos, enquanto o presidente da Câmara ressaltou que o investimento impactará diretamente na celeridade e eficiência dos processos judiciais, beneficiando todos os cidadãos de Itaquiraí.
Para a juíza Larissa Ribeiro Fiuza, diretora do Foro da comarca de Itaquiraí, a reforma representa um marco significativo para a comarca, que agora conta com um espaço mais adequado e inclusivo para o atendimento ao público. Ela ressaltou ainda a importância do investimento para o aprimoramento da qualidade do atendimento aos cidadãos e o fortalecimento da confiança da comunidade nas instituições locais.
“A reforma do fórum foi uma obra muito aguardada e desejada, mas sobretudo necessária. A criação de uma sala de audiências e as obras de acessibilidade garantem a presença – com a dignidade e respeito devidos às pessoas com deficiência. Com isso, Poder Judiciário Estadual reafirma seu compromisso com uma prestação jurisdicional de qualidade a todos os cidadãos e com uma sociedade com igualdade de condições. Destaco também a criação de um espaço adequado para a realização dos depoimentos especiais, fornecendo um ambiente acolhedor para crianças e adolescentes vítimas e testemunhas de violência. Sem dúvida, uma conquista enriquecedora e que faz jus da comunidade itaquiraiense”, destacou a juíza Larissa Ribeiro Fiuza. (Comunicação TJMS)