Com apoio do governo estadual, Instituto Pequeno Cidadão transforma vidas em MS por meio do esporte, da cultura e da educação

Desde sua fundação, em 2014, o Instituto Pequeno Cidadão (IPC) tem se dedicado à construção de um futuro melhor para crianças, adolescentes, jovens e adultos em Mato Grosso do Sul. Com ações que unem esporte, cultura, educação e fortalecimento familiar, o Instituto vem transformando vidas em Maracaju, Rio Brilhante, Jateí, e Sidrolândia.
O IPC oferece uma ampla gama de oficinas e atividades, que vão desde o Judô, balé, futebol, informática, música, atendimento psicológico, ginástica, aulas de reforço escolar, capacitação de idiomas até dança. Cada uma dessas iniciativas tem como objetivo promover a inclusão social, fortalecer vínculos e formar cidadãos preparados para os desafios da vida.

O trabalho do Instituto recebeu ao longo dos anos apoio essencial do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, que, sob a liderança do ex-governador Reinaldo Azambuja e, atualmente, do governador Eduardo Riedel, se mantém como parceiro permanente do esporte e das ações sociais, especialmente em Maracaju e na região. O projeto também contou com incentivos importantes da ex-deputada federal Rose Modesto e da senadora Soraya Thronicke, que, junto ao Estado, reforçam a rede de apoio ao Instituto. Além disso, a iniciativa é fortalecida pela parceria da Sead (Secretaria Estadual de Assistência Social e dos Direitos Humanos), da Fundesporte, do Sicredi, da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Cultura de Maracaju, da Financial Imobiliária e de outras instituições que acreditam no impacto positivo e transformador do trabalho realizado pelo IPC.




Para sensei Crislaine Ziemann coordenadora do IPC destacou que tanto o esporte quanto as demais oficinas do IPC são ferramentas de inclusão e formação cidadã. “Aqui ensinamos disciplina, respeito e valores que os jovens levarão para a vida inteira. Os resultados que alcançamos são fruto da união entre equipe técnica, famílias e parceiros que acreditam neste projeto”, afirmou.


O vereador Robert Ziemann, padrinho do IPC, destacou a importância do projeto e o apoio recebido ao longo dos anos:
“O Instituto Pequeno Cidadão é um verdadeiro transformador de vidas. Ver cidades como Sidrolândia, Maracaju, Jateí e Rio Brilhante sendo beneficiadas nos enche de esperança e orgulho. Esse resultado só é possível graças à soma de esforços, especialmente do Governo do Estado. O ex-governador Reinaldo Azambuja, que sempre acreditou no potencial do IPC e abriu caminhos para sua consolidação, e o atual governador Eduardo Riedel, que vem garantindo a continuidade e a ampliação desse trabalho, são exemplos de gestores comprometidos com o esporte, a cultura e a inclusão social. Quando governo, parceiros e comunidade caminham juntos, conseguimos construir um futuro melhor para nossas crianças, jovens e famílias”, afirmou o parlamentar.
Com iniciativas que unem esporte, educação, cultura e apoio social, o IPC reafirma seu compromisso de seguir ampliando horizontes e oferecendo oportunidades que impactam positivamente não apenas os participantes, mas toda a comunidade.

(Da assessoria)