Com aval do governador Riedel, articulação de Caravina com Uems garante Direito em Bataguassu

Caravina (d) observa prefeito Akira Otsubo assinar convênio de parceria com Estado para funcionamento do Direito da Uems em Bataguassu, junto com o reitor Laércio (e) e o governador Riedel (c)

A região da chamada costa leste de Mato Grosso do Sul terá, a partir de 2024, um curso de Direito público e de qualidade com reconhecimento nacional. O curso será ministrado pela Universidade Estadual de MS (Uems), em turma fora de sede, sendo que o processo de implantação já foi iniciado. A implantação do curso de Direito é uma antiga bandeira do ex-prefeito de Bataguassu, Pedro Arlei Caravina,  hoje deputado estadual licenciado e atual secretário de Governo e Gestão Estratégica do Governo de MS.

Com aval do governador Eduardo Riedel, Caravina fez gestões junto ao reitor Laércio Carvalho, da Uems, visando esta importante conquista para o município de Bataguassu e toda a extensa região em que está localizado, que fica na divisa com o estado de São Paulo.
O curso Direito em Bataguassu, já autorizado pelo governador, terá 50 vagas já disponíveis no vestibular deste ano da Uems, com ensino presencial noturno, de qualidade, publico e gratuito, com início das aulas em 2024.
O encaminhamento para instalação do curso está sendo feito pelo reitor Laércio, que designou o professor doutor Lúcio Flávio Sunakosawa para fazer os levantamentos necessários. O experiente professor já executou esta missão em Dourados, sendo sido o primeiro coordenador do curso de Direito onde a Uems é sediada.

Estado e município – O convênio que possibilitará a implantação do curso de bacharelado de Direito em Bataguassu foi assinado pelo governador Eduardo Riedel no dia 27 de setembro, no receptivo do Parque do Prosa. Riedel explicou que a implantação é resultado de um trabalho do secretário de Estado de Governo e Gestão Estratégica, Pedro Caravina, e ajuda a desenvolver a região.

“Nosso secretário de Governo participou diretamente, junto com o prefeito Akira Otsubo, dessa tratativa. Os estudantes precisam ficar atentos ao cronograma do vestibular porque já é para esse ano, para iniciar ano que vem. São 50 vagas para Direito. Bataguassu merece. A Uems está trabalhando pelo desenvolvimento de MSl”, disse o governador.

Caravina também lembrou que o novo curso vai atender Bataguassu e as cidades vizinhas. “O governador teve a sensibilidade de atender esse pedido. Tenho também que agradecer ao reitor Laércio e a Prefeitura de Bataguassu por ter feito a parceria com o projeto. Isso é fundamental para Bataguassu e região. Bataguassu tem uma demanda de curso superior, principalmente na área de Direito. Hoje, vários alunos têm que todos os dias se deslocar de ônibus para municípios vizinhos do estado de São Paulo. Agora, iniciando o 1º curso de Direito, com 50 vagas, numa estrutura toda pronta, isso, com certeza, é o início de um grande programa educacional de ensino superior que vai mudar a realidade de Bataguassu e de toda a região”.

Pelo convênio, o desenvolvimento administrativo e financeiro do Projeto de Ensino para Formação em nível de Graduação – Bacharelado em Direito, será feito pela Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão(Funaepe) e a Uems ficará responsável pela execução pedagógica e acadêmica.

Para o prefeito de Bataguassu, Akira Otsubo, o curso vai garantir melhora na vida das pessoas. “Bataguassu vai ter um outro padrão de ensino com a chegada do curso presencial de Direito. A Uems engrandece nosso município”, enfatizou.

Professor doutor Lúcio Flávio foi designado pela reitoria para coordenar processo de implantação do Direito em Bataguassu

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *