Com escola instalada num ginásio, Bernadete faz eleição histórica em Jateí neste dia 30
Amanhã é dia de pai ou mãe comparecer em massa nas escolas do Estado. As escolas estaduais de Mato Grosso do Sul realizam neste dia 30 de novembro, processo eleitoral para escolha no voto direto de suas direções. Podem votar os trabalhadores da educação dos estabelecimentos de ensino, pai, mãe ou responsável *que assinou a matrícula) e também estudantes do oitavo a terceiro ano.
Em Jateí, a eleição é considerada histórica na Escola Estadual Bernadete dos Santos Leite porque, pela primeira vez em 31 anos, ela ocorre num ginásio de esportes, pois a unidade de ensino está em reformas. Também é a primeira vez que será escolhida pelo voto uma direção adjunta.
As eleições ocorrem neste dia 30 de novembro, dentro do horário de funcionamento da escola, nos três períodos de aula, até às 21h. A escola tem cerca de 500 alunos matriculados, com 72 trabalhadores e trabalhadoras em educação, em três locais diferentes.
Apenas uma chapa concorre, liderada pela atual diretora, Andréia da Silva, tendo como vice Maria José. Para ser eleita, a chapa inscrita necessita receber 50% mais um do total de votantes. A eleição direta com direito a voto dos estudantes é uma conquista recente e foi uma das grandes bandeiras de luta das entidades estudantis.
A Bernadete é, também, uma escola com braços fora de sua sede, tendo uma extensão no Assentamento Nova Esperança e também no presídio feminino. Ou seja, três escolas em uma só.