Comunidade quilombola é homenageada no aniversário de Rio Brilhante

A Câmara Municipal de Rio Brilhante promoveu duas solenidades de relevância em comemoração ao 96º aniversário de emancipação político-administrativa do município. Os eventos tiveram como objetivo valorizar tanto os pioneiros que ajudaram a construir o município, bem como a trajetória de resistência e preservação cultural da Comunidade Quilombola Família Jarcem.
No dia 22 de setembro, a Câmara realizou uma sessão solene para celebrar a data histórica e prestar homenagem a cidadãos e cidadãs que desempenharam papéis fundamentais no desenvolvimento social, econômico, político, cultural, educacional, religioso, esportivo e comunitário de Rio Brilhante.
Em discurso, o vereador Valci Pereira de Souza ressaltou a importância da celebração. “Essa homenagem é uma forma de gratidão aos homens e mulheres que, com coragem e dedicação, deixaram um legado que continua inspirando nossa população. Celebrar os 96 anos de Rio Brilhante é também valorizar nossas raízes e reafirmar o compromisso com o futuro do município”, disse
Entre os homenageados da noite, recebeu destaque a senhora Maria do Carmo Sampaio Jarcem, neta do patriarca da Comunidade Quilombola Família Jarcem, reconhecida por sua contribuição na preservação da memória ancestral quilombola.
O evento reuniu autoridades locais, lideranças comunitárias e representantes da sociedade civil, reforçando o espírito de união e de respeito às origens do município.
Os trabalhos foram conduzidas pela mesa diretora da 22ª Legislatura – Biênio 2025/2026 composta pelos vereadores José Maria Caetano de Sousa – Nô (presidente); Rodrigo Martins Labissier Ramos (vice-presidente); Lívia Conceição Dias da Silva (1ª secretária); e Julio Cesar Ricci Tolomeli (2º Sscretário). Também participaram da solenidade os vereadores Adão Evandro Pereira Leite, Carlos Roberto Segatto, Daniele Gonçalves Freitas de Souza, Daverson Munhoz de Matos, Jeferson da Silva dos Santos, Márcio Belone, Paulo César Alves, Rivelino Gonçalves do Nascimento e Valci Pereira de Souza.
Moção de Aplausos – No dia 29 de setembro, durante a 31ª sessão ordinária, a Câmara Municipal concedeu a Moção de Aplauso nº 53/2025 à Comunidade Quilombola Família Jarcem. A iniciativa, proposta pelo vereador Valci Pereira de Souza e aprovada por unanimidade, destacou a importância da comunidade na preservação cultural e na luta pelos direitos dos povos tradicionais.
O presidente da Câmara, José Maria Caetano de Sousa – Nô, enfatizou que a homenagem valoriza grupos historicamente discriminados e reafirma o papel da Casa de Leis no combate às desigualdades.
Segundo o texto da moção, o reconhecimento foi motivado pelo êxito na realização da Tradicional Festa de Nossa Senhora da Abadia, celebração que fortalece a fé e a identidade quilombola, além do engajamento constante da comunidade na defesa da igualdade, da justiça social e do respeito às tradições.
A Comunidade Quilombola Família Jarcem é reconhecida como guardiã da memória de seus ancestrais, preservando tradições religiosas, culturais e sociais, ao mesmo tempo em que lidera mobilizações em defesa da democracia e da dignidade das populações marginalizadas.
Durante a sessão, parlamentares e autoridades locais reforçaram que a luta quilombola não é apenas uma causa de um grupo específico, mas um patrimônio da sociedade brasileira, que deve respeito e valorização às comunidades tradicionais.
(Da assessoria)