Energia solar: Conselheiros fiscais e administrativos da Cassems visitam usina fotovoltaica do plano de saúde
O presidente da Cassems, Ricardo Ayache, apresentou a obra da usina de energia solar para os conselhos Fiscal e Administrativo, responsáveis pela fiscalização das contas e investimentos do plano de saúde. A visita acontecei nas instalações da usina aconteceu na quarta-feira, dia 15/07.
A construção abastecerá todas as Unidades Hospitalares da Caixa dos Servidores, na capital e interior, com exceção de Três Lagoas. As placas solares terão a durabilidade de, no mínimo, 25 anos e a economia será de 5,5 milhões ao ano.
O presidente da Cassems, Ricardo Ayache, reitera que uma das prioridades do plano de saúde é investir com responsabilidade. “Temos que buscar o avanço, com tecnologia, sustentabilidade e, com certeza, isso trará bons resultados na redução de custos”.
De acordo com Ademir Cerri, primeiro vice-presidente da Caixa dos Servidores, é importante que os conselhos Fiscal e Administrativo tenham pleno acesso aos investimentos do plano de saúde. “Com essa visita, eles puderam entender, de perto, como funciona e para que servirá a usina fotovoltaica. A Cassems, mais uma vez, dá um passo a frente para o desenvolvimento.
Rubelsi Pereira, conselheiro administrativo da Cassems, conta que é servidor público da cidade de Miranda e sente-se satisfeito em ver o interior sendo incuído nas ações do plano de saúde. “Essa visita é importante para nós levarmos, para o interior, o que estamos fazendo no plano de saúde para melhorar a qualidade de vida do beneficiário. Esses investimentos nos trazem uma economia muito grande, assim, podemos investir mais ainda na prevenção e cura”.
Para Alexandre Júnior Costa, segundo vice-presidente da Cassems, o valor da construção não está apenas na economia, mas, também, na contribuição para o meio ambiente. “Energia limpa, um investimento ambientalmente correto, é isso que o plano de saúde visa, não só o seu beneficiário, mas também, uma cidade mais ecológica”.
O presidente do Conselho Fiscal, Lucilio Souza Nobre, explica que, com a visita, é possível fazer o acompanhamento das aplicações dos recursos dos beneficiários. “Podemos acompanhar o andamento da obra e ver a importância de toda essa estrutura para as Unidades Hospitalares. É um orgulho enorme porque, mais uma vez, a Cassems inova e investe com responsabilidade, pois a médio e longo prazo trará não somente economia, mas segurança”.
Rojes Pereima, diretor geral da Fontesul, empresa responsável pela construção da usina fotovoltaica, salienta que a obra está na sua reta final. “Estamos na etapa de finalização, todos os módulos solares já foram conectados e a estrutura está pronta, nós estamos. Neste momento, estamos criando as bases das subestações para realizar a conexão com a rede da concessionária de energia local”.
Saiba mais sobre a usina fotovoltaica da Cassems
A estrutura da usina fotovoltaica da Caixa dos Servidores conta com 6 hectares de placas, 2 hectares com almoxarifado e alojamento para as equipes de trabalho, além de uma reserva com 7 hectares de eucalipto.
São 16.290 módulos solares para fornecer energia, divididos em 290 placas solares, que produzem energia equivalente ao abastecimento mensal de 7 mil casas populares.
Para a construção da obra, a Cassems financiou 19 milhões de reais via Fundo Constitucional de Financiamento do Centroeste (FCO), sendo 70% do valor da construção e desembolsou os outros 30%, em 8 milhões de reais. Com o investimento, os custos da obra serão pagos em seis anos. (Da assessoria)