Contra os crimes de violência, Jateí recebe palestra de delegada por mais proteção, respeito e dignidade às mulheres




A delegada regional de Polícia Civil, Paula Ribeiro dos Santos, ministrou palestra nesta quinta-feira (7) em Jateí, onde participou de mais uma atividade do Agosto Lilás, mês de referência contra todos os tipos de violência às mulheres. O encontro reuniu grande número de pessoas, contando também com a presença da prefeita Cileide Cabral da Silva Brito, vice Francisco Tiquinho, delegado Alexandre Neves, tenente PM Rios e demais autoridades municipais.
Além de um grande número de mulheres presentes no Centro Municipal do Idoso, a roda de conversa contou ainda com um número significativo de homens para ouvir a palestra, fato celebrado pela organização, pois demonstra um processo de formação para a não violência.
A palestra de Paula Pereira dos Santos focou o empoderamento feminino e o encorajamento para denunciar agressores pelos números 180 e 190 de telefonia. Dando como exemplo sua própria história de superação para conquistar o cargo que ocupa, a delegada citou as qualidades das mulheres e o quanto elas são fortes para mudar situações para construção da cidadania com dignidade.
O final da roda de conversa foi marcado pelo reforço ao projeto Todos por Ela, liderado no MS pela desembargadora Jaceguara Dantas, do Tribunal de Justiça do Estado. É uma campanha de defesa coletiva das mulheres, de não violência e combate ao feminicídio. Além da palestra, houve ainda uma blitz educativa nas ruas de Jateí, coordenada pela PM, para entrega de material informativo e de combate aos crimes de violência contra as mulheres.
As atividades foram uma realização da Prefeitura de Jateí por meio da Secretaria municipal de Assistência Social e seus centros especializados (CREAS e CRAS) e com o apoio e parceria das polícias Militar e Civil. Na quarta-feira, o delegado Alexandre liderou uma caminhada pelas ruas da cidade e o tenente Rios acompanhou a manifestação entregando panfletos de orientação e colocando a Patrulha Maria da Penha a disposição das mulheres e contra seus agressores.