“Cozinha Experimental” da Cassems mostra que Fast-Food pode ser saudável

Nesta quinta-feira (28), a Cassems realizou mais uma edição do programa de prevenção “Cozinha Experimental”. A atividade foi direcionada para adolescentes entre 14 a 19 anos participantes do ‘Jovem Aprendiz Cassems’ e do Programa de Prevenção ‘Pode Crê’.

Durante a aula conduzida pela nutricionista da Cassems Fernanda Larrea, os adolescentes aprenderam a preparar alimentos que agradam ao paladar desse público como por exemplo: hambúrguer, empadão fit, batata rústica assada e sorvete de banana e cacau.

Segundo a especialista, as receitas servem como incentivo para os adolescentes substituírem os alimentos industrializados pelos produzidos de forma mais natural, nutritiva, saborosa e, ainda assim, prática de preparar.

Fernanda Larrea explica que o grande vilão da reeducação alimentar entre os adolescentes é o fim de semana “no consultório eu observo muito a falta de tempo de fazer uma preparação e a vontade de comer essas comidas, então a gente pensou em fazer esses alimentos no fim de semana, no fim de noite, ou até mesmo numa reunião entre amigos”.

E incentiva essas substituições para uma rotina alimentar saudável. “Quando trocamos a batata rústica frita pela assada diminuímos bastante o valor calórico dela. E a mesma coisa o sorvete, a mesma coisa, a base dele é gordura hidrogenada, então quando a gente coloca como base uma fruta a gente diminui bastante o valor calórico além de trazer bastante nutrientes, o que aumenta a sensação de saciedade”.

O enfermeiro de Atenção Primária à Saúde, Jhonatan da Silva Lopes, ressalta que a aula de culinária desta quinta-feira agrega conhecimentos para adolescentes e faz com que eles ampliem a visão sobre cuidados com a prevenção. “Então trazer eles para experimentarem e terem essa vivência na cozinha estimula os adolescentes a cozinhar e a procurar saber mais sobre a importância da boa alimentação. E também faz com que eles compartilhem o que aprenderam com familiares, amigos e até mesmo entre os beneficiários”.

A participante do Jovem Aprendiz Cassems e do programa de prevenção Pode Crê, Julia dos Santos Cassal, aprovou a experiência alimentar do dia. “Foi muito interessante a gente aprendeu bastante coisas sobre o que substituir e ser mais fit. E espero ter outras e poder participar de mais aulas”.

Quem também acompanhou e aprovou as receitas e dicas apresentadas durante a aula do programa ‘Cozinha Experimental’ foi a participante do Jovem Aprendiz Cassems, Luiza Helena Freitas de Souza. “Eu acho muito interessante a Cassems promover essa aula porque fast-food é uma coisa que a gente consome muito no dia a dia, as vezes pela correria do dia a dia, então eu acho que é legal a gente aprender a fazer esses alimentos em casa de forma saudável”.

Cozinha Experimental – Lançada em março de 2012, juntamente com a inauguração do Centro de Prevenção em Saúde, em Campo Grande, o programa de prevenção “Cozinha Experimental” já realizou mais de 150 cursos e atendeu mais de 2 mil beneficiários. Inicialmente, o programa possuía uma concepção mais formal, um pouco diferente do que se tornou hoje. Além de apresentar alternativas diferenciadas para uma alimentação mais saudável, os encontros buscavam superar a ideia de que a culinária nutritiva não poderia estar alinhada com preços acessíveis, sabores e tradicionalidade. (Da assessoria)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *