‘Cozinha Experimental’ faz, nesta 5ª, edição para pais de beneficiários com autismo

A Caixa de Assistência dos Servidores do Estado de Mato Grosso do Sul (Cassems) realiza uma edição do programa de prevenção “Cozinha Experimental”, em Campo Grande, para pais de beneficiários com autismo, nesta quinta-feira (02), às 18h, no Centro de Prevenção. O programa foi criado com o objetivo de despertar nos beneficiários o interesse por uma alimentação saudável com valores acessíveis e sem perder o sabor. Para participar, os beneficiários devem entrar em contato pelo número: 9 9872-3816.

Para esta edição, o tema será “Seletividade Alimentar”, visto que é uma característica que muitas pessoas com autismo possuem. Além de apresentar alternativas diferenciadas para uma alimentação mais saudável, os encontros buscavam superar a ideia de que a culinária nutritiva não poderia estar alinhada com preços acessíveis, sabores e tradicionalidade.

A nutricionista e coordenadora da “Cozinha Experimental”, Melissa de Andrade Ayache, explica que o sucesso do programa de prevenção é resultado da participação assídua dos beneficiários que, além de tirarem suas dúvidas referentes à alimentação e provarem os pratos, levam os conhecimentos para casa e se tornam multiplicadores dos conteúdos aprendidos. “Percebo que conseguimos passar os ensinamentos que tínhamos em mente e que, realmente, os beneficiários reproduziram as receitas em suas casas. Mostramos para eles que é possível ter uma alimentação saudável e, ao mesmo tempo, prática, acessível e saborosa. A saúde não precisa ficar apenas nos consultórios, o participante tem a possibilidade de levar para casa”.

De acordo com a beneficiária e frequentadora assídua das aulas, Sueli Gonçalves Alves, participar da “Cozinha Experimental” foi importante não apenas para a sua saúde. Com o programa de prevenção, ela levou as práticas de alimentação saudável também para sua família. “Com a ‘Cozinha Experimental’, descobri a possibilidade de unir uma alimentação gostosa e saudável, ao mesmo tempo. Os cursos são muito interessantes, aprendi técnicas e utilização de ingredientes que eu nem imaginava. Antes, eu tinha problemas com a glicemia alterada, me recomendaram os cursos e, desde então, pude ver melhoras na saúde”. (Da assessoria)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *