Cuiabá assume vanguarda LGBT com casamento comunitário

Tratado por décadas com excessivamente conservador, Mato Grosso assume definitivamente a vanguarda da diversidade sexual, nesta sexta-feira (29), com a realização do casamento comunitário LGBT, o primeiro do gênero no Centro-Oeste do Brasil.

Muito mais do que matrimônio, os 12 casais que celebraram a união homoafetiva tendem a representar um marco para Cuiabá, historicamente tratada como por autoridades e, principalmente, pela chamada “grande imprensa nacional”, como pouco tolerante à liberdade de orientação sexual.

A cerimônia seguida de festa, aconteceu com buffet para os convidados dos casais participantes. O evento foi organizado pelo Conselho Municipal de Atenção à Diversidade Sexual (CMADS), com parcerias de empresas privadas.

Em 2011, Supremo Tribunal Federal (STF) reconheceu a união estável entre pessoas do mesmo sexo. Posteriormente, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) também permitiu o casamento civil entre homossexuais.

Na prática, as regras que valem para relações estáveis entre homens e mulheres serão aplicadas aos casais gays. Com a mudança, o Supremo cria um precedente que pode ser seguido pelas outras instâncias da Justiça e pela administração pública.

(Cuiabanonews)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *