Deputada Mara propõe a criação do Dia Estadual do Cinema e do Audiovisual no MS
A deputada estadual Mara Caseiro (foto) propôs a instituição do “Dia Estadual do Cinema e do Audiovisual Sul-Mato-Grossense”, a ser comemorado, anualmente, todo dia 19 de novembro. A data faz referência à primeira exibição de cinema no Estado, em 19 de novembro de 1903 no município de Corumbá.
“Uma das principais ações do cinema é a capacidade de fazer o espectador se emocionar e refletir. É inegável a importância da sétima arte na sociedade. Além de conseguir retratar o belo existente na realidade, ao mesmo tempo o cinema faz nascer sonhos, aguçando a imaginação e informando as pessoas”, disse a deputada.
No Estado, com a abertura do Rio Paraguai para navegação, a primeira projeção cinematográfica aconteceu na tenda do circo Palma, instalado na cidade de Corumbá, conforme publicação do Jornal “O Brazil”, de 24 de novembro de 1903. Após esse evento e assim como em todos os lugares, as projeções cinematográficas se transformaram em janelas para o mundo, e durante muitos anos os cinemas foram os principais espaços de convivência social, de informação e entretenimento.
Até a década de 1980, todas as cidades em Mato Grosso do Sul tiveram uma sala de cinema. Isto porque a televisão surgiu nos anos 1950, mas só se popularizou no final dos anos 1970, quando aconteceu o fenômeno mundial do fechamento dos cinemas de ruas. Logo depois, pela sua importância, interesse e magnitude, surgiram as salas multiplex, ou cinemas de shopping, que são conglomerados de salas que trazem diversificada opção de filmes.
Segundo a autora do projeto de Lei, deputada Mara Caseiro, além da possibilidade de rememorar a atividade artística, criativa e também econômica, o “Dia do Cinema e do Audiovisual Sul-Mato-Grossense” também homenageia personalidades importantes da cultura cinematográfica do Estado. “Temos grandes artistas, premiados internacionalmente, que merecem nosso reconhecimento. São eles: David Cardoso, Glauce Rocha, Joel Pizzini, Cândido Alberto, Maurício Copetti, Marinete Pinheiro e Filipi Silveira”, destacou ela.
(Da assessoria)