Deputado homenageia locutor e destaca resgate da cultura pelas ondas do rádio
O locutor Sidney Correa, de Dourados, foi homenageado na semana passada pela Assembléia Legislativa do MS com a comenda “Antonio Tonani”. A honraria foi criada para reconhecer o papel da radiodifusão na comunidade e, principalmente, os locutores que realizam o trabalho de prestação de serviços por meio das ondas do rádio. De Dourados e região, o locutor Sidney Correa foi um dos agraciados com a comenda, um reconhecimento pelo mais de 30 anos de trabalho no rádio. A iniciativa partiu do deputado estadual José Carlos Barbosinha.
Ao comentar sobre o homenageado, o deputado disse que Correa é merecedor da homenagem porque ele é a voz de milhares de pessoas que ouvem e acompanham todos os dias. “Quando essa voz, por alguma razão emudece, quando, por exemplo, precisou de tratar da sua saúde, é como os silenciassem, perdessem a própria voz”, ponderou Barbosinha.
Conforme o deputado, Sidney Correa tem identidade de raiz, de cheiro de terra molhada, de planta brotando, de sertanejo vendo o nascer do sol ou do caipira com sua viola, celebrando o despontar radiante da lua ou contemplando as estrelas como ponto de luz na escuridão da noite.
“Deus te deu uma voz extraordinária e com ela uma missão: levar alegria em todos os recantos, do casebre à mansão, do mais humilde ao mais abastado, na solidão de um veículo ou no aconchego do lar, onde bate um coração sertanejo, onde tem alguém precisando de um alento, onde tem amor, alegria, mas também tem saudade ou tristeza, sua voz chega para dissipar as trevas e no batidão da viola espantar toda a angústia e tristeza. Afinal você veio com a tarefa de levar e transmitir alegria”, destaca Barbosinha.
GRATIDÃO PELO RECONHECIMENTO
Titular do programa Refazenda da Rádio Cidade 101,9, de Dourados, Sidney Correa consolidou sua carreira de locutor de sucesso na Grande FM – primeira emissora de Frequência Modulada (FM) do município – e de propriedade do nome da comenda, Antonio Tonani. “Seo Tonani foi um verdadeiro pai para mim na sua rádio”, disse emocionado Correa, ao citar a iniciativa do deputado Barbosinha em conceder esta honraria que tem o nome de uma de suas referências na radiodifusão. “É um sentimento de gratidão duplo, pela confiança e reconhecimento do deputado Barbosinha com a comenda de seu Tonani, uma pessoa que eu sou eternamente grato por tudo”, disse o locutor, destacando a amizade, confiança e reconhecimento do deputado ao seu trabalho.
Além das ondas do rádio, Sidney Correa também se tornou uma referência nas arenas do rodeio, dentro e fora do Estado. Com um estilo único, ele agregou à sua carreira de sucesso no rádio narrações clássicas de montarias em touros e cavalos, sem deixar de dar espetáculos para a platéia. Uma das grandes marcas foi a utilização de helicópteros para chegar nas arenas, com a aeronave se movimentando como estivesse dançando valsa com o público.
Sidney Correa começou sua carreira nos estúdios radiofônicos na Rádio Difusora, de Rio Brilhante, passando a atuar depois da Terra FM 101,9 – hoje Rádio Cidade – e logo em seguida ingressou na Grande FM 92,1, a convite justamente de Antonio Tonani. Foi lá que ele consolidou o sucesso profissional, expressando todo o talento de comunicador singular, aliando também a realização de grandes eventos e o ingresso no mundo dos rodeios.
A voz potente de Sidney Correa também ecoou na Harmonia FM (Rio Brilhante), Band FM (Fátima do Sul) e Jota FM (Deodápolis).